Tudo o que conhecemos e que existe em nosso planeta está localizado nesse pequeno ponto... o ponto mais importante de nossas vidas, a Terra!
O robô explorador Curiosity da NASA conseguiu pela primeira vez registrar a visão da Terra a partir da superfície do Planeta Vermelho. Uma imagem impressionante que mostra o nosso planeta como uma luz brilhante no céu de Marte, juntamente com a Lua.
A sonda Curiosity fotografou a visão da Terra nos céus de Marte no dia 31 de janeiro de 2014. A sonda observou o pôr do sol marciano, e após 80 minutos, fotografou a Terra, informaram os oficiais da NASA em uma descrição da imagem.Sonda Curiosity registra pela 1ª vez a Terra vista de Marte
"Se qualquer um de nós estivesse de pé na superfície de Marte e olhássemos para o céu, poderíamos facilmente ver a Terra e a Lua como dois pontos brilhantes", comentaram os funcionários da NASA. "Essas fotos estão praticamente intactas, pois foram feitos apenas alguns processamentos para remover os efeitos cósmicos."
A sonda Curiosity tirou as fotos da Terra no céu de Marte durante o dia 529 na superfície marciana . A sonda de 2.5 bilhões de dólares tem explorado a vasta cratera Gale em Marte desde agosto de 2012.
A flecha aponta para o pequeno ponto brilhante, o nosso planeta Terra. Essa foto foi feita no dia 31 de janeiro de 2014,
aproximadamente 80 minutos após o pôr do Sol marciano. Créditos: NADA / JPL - Caltech / MSSS / TAMU
Clique na imagem para ampliar
aproximadamente 80 minutos após o pôr do Sol marciano. Créditos: NADA / JPL - Caltech / MSSS / TAMU
Clique na imagem para ampliar
Várias outras sondas fotografaram a Terra do espaço profundo.
A sonda Cassini da NASA fotografou a Terra e a Lua de Saturno em algumas ocasiões, sendo a mais recente em julho de 2013. Em 2010, a nave espacial Messenger, da NASA (atualmente na órbita de Mercúrio) fotografou a Terra e outros planetas em um retrato do Sistema Solar visto do planeta mais próximo do Sol.
Pálido Ponto Azul é o nome da famosa foto feita
pela sonda Voyager 1, que mostra o nosso
planeta Terra a 6,4 bilhões de quilômetros
de distância.
Créditos: NASA
Clique na imagem para ampliar
pela sonda Voyager 1, que mostra o nosso
planeta Terra a 6,4 bilhões de quilômetros
de distância.
Créditos: NASA
Clique na imagem para ampliar
A fotografia mais famosa da Terra vista do espaço pode ser realmente chamada de " Pálido Ponto Azul " (como ela é conhecida). A foto foi registrada pela sonda Voyager 1 da NASA, e foi lançada no dia 14 de fevereiro de 1990.
Fonte: Space / NASA
Imagens: NASA
11/02/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Marcadores:
Imperdíveis,
Observação do céu,
Planetas,
Satélites,
sondas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E aqui estamos... todas as eras, a evolução da vida, a raça humana, o fogo, a roda, a agricultura, enfim todas as dinastias até agora, presente e futuro cabem a apenas neste pálido ponto azul... precisamos cuidar dele pois o exemplo do que pode acontecer vemos no planeta irmão: Venus!
ResponderExcluirpior
ExcluirQueria ver o céu estrelado visto de lá!
ResponderExcluirEngraçado que só podemos ver a Terra e a Lua, agora o Sol que é bem mais brilhante e as outras estrelas... nada. Qual era mesmo a desculpa? A sim, a câmera..
ResponderExcluirE é claro...sempre aquele comentário que não pode faltar em uma postagem científica né?
ExcluirSonhando sol é o que é mais fácil de ver por isso que ninguém dá atenção. Olha aí. https://www.youtube.com/watch?v=klx6AzJ6EMY
Excluir"... aproximadamente 80 minutos APÓS o pôr do sol marciano".
ExcluirO pessoal nem lê a matéria e já sai irradiando sua fúria: "Mentira, mentira! arrr! onde que eu comento???"
Apenas ignore os ignorantes.
Excluir