Um telescópio espacial da NASA capturou uma visão deslumbrante de uma supernova. A explosão foi vista através da fumaça cósmica da Galáxia do Charuto, uma das mais próximas da Via Láctea.
A supernova, chamada SN 2014J foi observada pela primeira vez em 21 de janeiro de 2014 [veja a notícia completa]. A explosão estelar representa a supernova mais próxima de seu tipo das últimas décadas. Ela estimulou uma campanha de observação global envolvendo vários instrumentos em terra e em órbita, incluindo o Telescópio Espacial Spitzer da NASA.
À direita, três imagens feitas em 9 de maio de 2005, 7 de fevereiro de 2014 e 12 de fevereiro de 2014.
Créditos: NASA / JPL - Caltech
Créditos: NASA / JPL - Caltech
Como Spitzer observa através do infravermelho, esse telescópio espacial possui uma grande vantagem para registrar a supernova 2014J na Galáxia do Charuto ( M82 ). A observação através do infravermelho permite penetrar a poeira cósmica e observar o que está escondido em meio a visão esfumaçada gerada pela galáxia.
As três imagens mostram como a supernova floresceu, aparentemente do nada, através do ponto de vista de três datas distintas: 9 de maio de 2005 , 7 de fevereiro de 2014 e 12 de fevereiro de 2014. As observações deste ano revelam um ponto brilhante ( a supernova ), que não estava presente nas observações anteriores. Em 12 de fevereiro de 2014, no entanto, a supernova começou a escurecer. Seu brilho atingiu o pico durante a primeira semana de fevereiro.
SN 2014J é muito brilhante na luz infravermelha vista pelo Telescópio Spitzer, que a observou antes e depois de atingir seu brilho máximo. A supernova SN 2014J é uma explosão estelar conhecida como supernova Tipo Ia, e são utilizadas para medir distâncias no Universo. A análise dos dados coletados recentemente podem ainda ajudar os cientistas a aprender mais sobre como ocorrem essas grandes explosões.
Fonte: Space / NASA / Spitzer
Imagens: NASA / JPL-Caltech
27/05/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Tirei várias fotos do meu célula em 2 apareceu ao lado do Eclipse uma imagem que não identifiquei.
ResponderExcluir