Sonda Curiosity revela grandes descobertas em Marte sobre a busca por vida extraterrestre

Pesquisas feitas há mais de 1 ano foram finalmente reveladas pela Agência Espacial Norte Americana 


Após perfurar o solo de Marte e analisar amostras de seu material, a sonda Curiosity da NASA descobriu compostos orgânicos, os blocos de construção da vida que contém carbono, no subsolo do Planeta Vermelho. E não pára por aí! Além disso, os instrumentos da sonda detectaram água no subsolo de Marte, isso tudo após anunciarem a detecção de um grande pico de gás metano na atmosfera do Planeta Vermelho!

Apesar das grandes descobertas não servirem como prova de que a vida existiu ou existe em Marte, os investigadores afirmam que essa é a primeira vez que orgânicos foram confirmados em rochas do Planeta Vermelho, o que conclui um dos grandes objetivos da missão!




"Este é realmente um grande momento para essa missão", comenta John Grotzinger, cientistas da missão Curiosity, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA.

O instrumento SAM do rover detectou clorobenzeno e vários outros compostos de carbono contendo cloro em amostras de uma rocha chamada "Cumberland", que a sonda havia perfurado em maio de 2013.

Buraco feito pela sonda Curiosity da NASA, local onde
as amostras foram coletadas no dia 19 de maio de 2013.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS
Clique na imagem para ampliar

O instrumento utiliza um forno minúsculo para "cozinhar" as amostras, e em seguida, analisa os gases que são produzidos. As rochas e o solo marciano são ricos em perclorato, que pode destruir ou alterar os compostos orgânicos durante esse processo de aquecimento, o que complicou a detecção da sonda Curiosity.

"Esta é a primeira detecção de compostos orgânicos em amostras de Marte", comenta Caroline Freissinet, do Goddard Space Flight Center da NASA. Freissinet também é autora principal do artigo que detalha os resultados de Cumberland, publicados no Journal of Geophysical Research.

A presença de perclorato em Marte é tão grande que fica difícil saber se a amostra de Cumberland original continha clorobenzeno e os outros compostos do cloro, ou alguns outros tipos de produtos orgânicos.

No que diz respeito a "vida em Marte", até agora é impossível dizer se os orgânicos detectados em Cumberland foram produzidos por organismos vivos. A NASA está planejando uma nova missão para o Planeta Vermelho, que deverá acontecer em 2020. Ela terá como objetivo a coleta de amostras e um possível retorno à Terra. Em 2020, os cientistas esperam ter amostras de materiais rochosos de Marte, e estudá-las de maneira muito mais profunda.




Sobre as outras grandes descobertas feitas pela sonda Curiosity, a detecção de um pico intrigante e misterioso de gás metano na atmosfera de Marte (observado entre o final de 2013 e o início de 2014) sugere que podem haver formas de vida que produziram essa grande quantidade repentina de metano, porém, até o momento, não há como dizer se essa grande produção de metano tem origem biológica ou não. Outra grande descoberta revelada pela missão trata da proporção de hidrogênio para deutério (também conhecido como "hidrogênio pesado") nas amostras de Cumberland, que fornecem pistas importantes sobre quando o Planeta Vermelho perdeu sua água de superfície.

A sonda Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012, e agora está explorando a região do Monte Sharp, que se eleva a 5,5 km a partir do centro da enorme cratera Gale.

Fonte: NASA
Imagens: NASA / JPL-Caltech / MSSS
18/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. seria interessante se o ser humano começasse a enviar corpos congelados de animais mortos para Marte, escalar um lugar específico e jogá-los em amontoados, para ver na realidade como a decomposição agiria em um lugar sem vida. Seria uma experiência interessante. Acredito q seria possível até que as bactérias se adaptassem para suportar o ambiente marciano e novos organismos mutantes surgiriam. Mas para isso deveriam levar muitos animais mortos em grande escala se possível e montar um laboratório de observação la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá querendo estragar o planeta marte como já fizeram com a Terra ?

      Excluir
  2. 2 hipoteces ou ira haver ou ja hoje, que a nasa pare de procurar historia universal, tentem sim enviar sondas nao tripuladas em linha retas sem destino, talvez encontrem mais, marte nao e um planeta importante para a humanidade, nao nos pode abrigar em caso de apocalips, nao tem recursos para a terra. estranho tanto interesse por um planeta mais longe que a lua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa estudar mais em vez de palpitar o que não sabe ok?!

      Excluir
    2. Vc precisa estudar mais em vez de palpitar o que não sabe ok?!

      Excluir
  3. O que ja foi gasto com essas coisas ,tinha arrumado a terra 10 vezes.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.