A estrela variável V838 Monocerotis é diferente das outras, não só por sua beleza como também por sua atividade incomum.
V838 Monocerotis continua deixando os astrônomos com a "pulga atrás da orelha". Essa estrela sofreu uma explosão no início de 2002, momento em que aumentou temporariamente seu brilho tonando-se 600.000 vezes mais luminosa que o nosso Sol. A luz dessa súbita explosão está iluminando a poeira interestelar que cerca a estrela, produzindo o mais espetacular "eco de luz" da história da astronomia.
- Incrível campo minado de buracos negros ilumina a galáxia M51
- Astrofotógrafo do ano: confira os finalistas do concurso de 2014 do Royal Observatory
- Encontradas as estrelas mais distantes da Via Láctea
A estrela V838 Monocerotis é uma estrela hiper gigante vermelha, que está a aproximadamente 20.000 anos-luz da Terra, localizada na constelação de Monoceros.
O Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA tem observado a explosão da grande V838 Monocerotis e seu eco de luz. A cada observação feita, a poeira estelar ao redor da estrela ganha uma forma diferente.
Como a luz da erupção se propaga para todas as direções, e a estrela está cercada de poeira, toda a região ao seu redor fica iluminada. Tanto a luz direta da explosão quanto a luz difusa da poeira iluminada chegaram aqui na Terra. Esse "eco de luz" pode ser exemplificado como o próprio eco sonoro, quando uma pessoa faz um barulho muito alto em uma região montanhosa (por exemplo), e continuamos escutando esse som mesmo após alguns segundos... com a luz acontece a mesma coisa, e é isso que foi observado nessa belíssima estrela.
Este vídeo em time-lapse foi feito a partir de imagens agrupadas de várias observações feitas entre 2002 e 2006. Existem algumas teorias para explicar essa explosão repentina. Uma delas é que essa seria uma fusão de duas estrelas, ou então, que trata-se de uma captura planetária, quando uma estrela engole um de seus planetas gigantes gasosos. Mas mesmo assim, a causa da explosão de V838 Monocerotis ainda é desconhecida.
Créditos: ESA / Hubble
05/02/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Deixa eu ver se entendi. Esse efeito de crescimento da explosão não é a matéria da estrela que está sendo expulsa para fora, mas apenas um efeito visual do avanço da luz emitida pela estrela, a medida que avança pelo espaço interestelar e ilumina a poeira que se encontra pelo caminho?
ResponderExcluirNa verdade, parte de sua matéria está sendo ejetada, e essa matéria é iluminada pela luz emitida pela própria estrela...
ExcluirIsso aconteceu a 20 mil anos atrás e só hoje estamos vendo. Pode nem existir mais essa estrela. Fascinante.
ResponderExcluirA internet de lá é Velox por isso demorou..
Excluiraconteceu a 20 mil anos atrás - a imagem chegou agora à Terra - explosão de uma estrela jovem
ResponderExcluirA maioria das coisas que vemos hoje, no espaço, já aconteceram há vários séculos. Algumas, o homem sequer andava pela Terra. Maravilhoso isso!
ResponderExcluirparece estranho mas essa velocidade com que as entranhas da estrela espalha parece viajar pelo espaço mais rapido do que a velocidade da luz..
ResponderExcluirMe parece ser falso, porque nao há nenhum único movimentos nas estrelas de fundo, e sabemos que as estrelas cintilam, e neste vídeo elas estao completamente paradas como em uma foto de papel de parede. Pra mim isto é uma falsificaçao barata
ResponderExcluir"Este vídeo em time-lapse foi feito a partir de imagens agrupadas de várias observações feitas entre 2002 e 2006."
Excluiras estrelas não sintilam ... apenas parece isso por causa da atmosfera da terra
Excluiras estrelas não "cintilam", infelizmente rsrsrs :)
ExcluirMe parece ser falso, porque nao há nenhum único movimentos nas estrelas de fundo, e sabemos que as estrelas cintilam, e neste vídeo elas estao completamente paradas como em uma foto de papel de parede. Pra mim isto é uma falsificaçao barata
ResponderExcluirEstá me cheirando a computação gráfica!
ResponderExcluirUm filme feito com fotos (animação) pode ter segundos, minutos, horas, dias, meses ou até anos de intervalo entre cada uma das fotos....
ResponderExcluirMuito falso mesmo isso! Olha a imagem! A Nasa como sempre alienando os ateus e quem acredita na ciência. Só não percebe quem é cego mesmo e fica preocupado em dizer que Deus e o criacionismo é mentira.
ResponderExcluirDeixando claro que eu acredito na ciência em várias coisas. Só não me é muito confiável a Nasa.
ExcluirEste é um site de ciência, se não estiver satisfeito, simplesmente saia.
ExcluirO cosmos é fascinante. É compreensível sua falta de crença nesse sistema hipercomplexo ao nosso entendimento tão básico rsss
ExcluirNossa casa é a linda :D
Deus é você quem cria, Deus é seu equilíbrio está dentro do seu subconsciente. Deus não é uma imagem e eu não acho que fui salvo por jesus cristo.
A fé doutrinada controla as pessoas. Esse foi o motivo de sua criação, e até hoje vemos isso
Se ela já morreu ou deixou de morrer, se ela tem suas imagens não verídicas ou verdadeiras não importa, o que vale ressaltar é sua beleza incomum, nunca vi uma estrela tão linda.
ResponderExcluirTudo vaidade, é sempre um querendo saber mais que o outro, ou um querendo ser mais importante que o outro🥺
ResponderExcluir