Alguns astrônomos amadores passam horas apenas olhando para o céu estrelado; outros preferem fotografar planetas; uma outra parcela adora observar a Lua e suas crateras.... mas para Thierry Legault, astrofotógrafo francês, a atividade mais interessante em sua opinião é observar trânsitos de satélites que passam na frente dos grandes astros: o Sol e a Lua. E como ele é um especialista na astrofotografia (para a nossa sorte), ele registra todos esses grandes eventos.
O registro que ele fez do Eclipse Solar do dia 20 de março de 2015. foi mais um dos "furos" de Thierry. Ele conseguiu capturar a Estação Espacial Internacional (ISS) enquanto ela passava na frente do Sol... e o mais impressionante é que isso aconteceu durante o eclipse!
- Rússia anuncia fim de aliança com a ISS, e quer sua própria base no espaço
- Risco de colisão força manobra de emergência na Estação Espacial Internacional
Mas não pense que foi uma tarefa fácil, tampouco sem querer. Thierry teve que viajar até o sul da Espanha pra conseguir completar sua tarefa "à la James Bond".
"O clima no sul da Espanha sempre é muito limpo sem nuvens e de céu aberto, exceto nos dias de eclipse", comentou Thierry. "Eu tive que dirigir horas e horas até encontrar um lugar onde o céu estava aberto... mas finalmente eu consegui registrar a passagem da Estação Espacial Internacional na frente da Lua e do Sol ao mesmo tempo", completou.
Pra conseguir fazer essas imagens, Thierry precisa calcular o local preciso em que a passagem será visível, e além disso, se movimentar em um raio de 5 ou 10 km até conseguir ver o céu sem nuvens... e como essas passagens duram poucos instantes, ele precisa estudar os mapas com muita atenção e paciência, e contar com a ajuda de seu relógio sincronizado via rádio, assim ele garante que não estará nem um segundo atrasado.
O site Galeria do Meteorito teve o prazer de disponibilizar duas transmissões ao vivo desse que foi o primeiro eclipse solar de 2015 [veja a reprise], mas a ISS não pôde ser vista em nossas transmissões. Isso acontece porque a trajetória da ISS na frente dos astros só foi visível em uma pequena região do planeta.
Passagem da ISS durante o eclipse solar de 20 de março de 2015. Créditos: GeoBasis /Google / CalSky
Você pode conhecer um pouco mais sobre o grande astrofotógrafo Thierry Legault em seu site oficial. Seu trabalho é impecável, e todo seus esforços resultam em imagens belíssimas! O asteroide 19458 ganhou o nome Legault, e foi oficializado pela União Astronômica Internacional; ele já escreveu dois livros, sendo um Mapa Lunar e um sobre Astrofotografias, e como pudemos perceber, ele tem muita propriedade pra falar sobre o assunto, não é mesmo?!
Créditos: Thierry Legault
22/03/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Sincronismo perfeito!
ResponderExcluirMeu sonho é ser como esse cara, mas só de ficar olhando para o céu nos dias que a Estação Espacial está visível aqui em minha cidade é motivo de comentários, imagina se começar a tirar fotos e viajar somente para isso, nem quero pensar, porém sou antes de qualquer coisa fascinado pelo espaço, independente dos avanços astronômicos. Comecei o namoro com minha esposa no início de um ano e nos casamos exatamente 5 anos após nos encontrarmos pela primeira vez, por isso sou também fascinado por estar na hora certa para acontecimentos importantes e parabenizo este fotografo que faz de seu trabalho algo importante ao ponto de escolher o momento exato para a concretização de seu trabalho...
ResponderExcluirE a ISS filmou tudo?
ResponderExcluirDeve ser uma nave espacial
ResponderExcluirDeve ser uma nave espacial
ResponderExcluirDeve ser uma nave espacial
ResponderExcluiraliennnnnnnnnnnnnn uuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!misterioooooo!!!!!!
ResponderExcluircarrea da porra
ResponderExcluirUFO GIGANTESCO
ResponderExcluirESSE UFO VAI SER MULTADO NAS CANCELAS ESTELARES.
ResponderExcluirterrível essa imagem. Muito mal feito, quem acreditou nessa imagem? Meu Atari tinha uma resolução melhor....
ResponderExcluirquantas pessoas não leram a matéria mas quiseram comentar?
ResponderExcluirNossa que fantastico!Mas tenho vontade mesmo é de ver um ovni.
ResponderExcluirEssa tal estação espacial é grande mesmo né, pra dar pra ver assim.
ResponderExcluir