Câmeras do satélite Observatório do Espaço Profundo e Clima Espacial (DSCOVR), da NASA, capturaram uma vista única e nada comum: trata-se da Lua quando estava em sua fase Nova, movendo-se na frente do lado iluminado da Terra, portanto vemos o famoso "lado escuro da Lua" ou "lado oculto da Lua", que é a parte da Lua que nunca pode ser vista da Terra.
As imagens foram capturadas pela câmera Policromática de Imageamento Terrestre (EPIC), uma câmera CCD de quatro megapixels acoplada a um telescópio, a 1.6 milhão de km da Terra. O satélite DSCOVR localiza-se entre o Sol e a Terra, onde ele faz sua missão de monitoramento do vento solar em tempo real para a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA).
Essas imagens foram feitas no dia 16 de julho de 2015, mostrando a Lua movendo-se sobre o Oceano Pacífico perto da América do Norte. O Pólo Norte encontra-se no canto superior esquerdo da imagem, o que reflete a inclinação orbital da Terra do ponto de vista da espaçonave.
A câmera EPIC mantém sua visão constante no lado da Terra que está sempre iluminado pelo Sol, proporcionando observações científicas de ozônio, vegetação, de aerossóis e das nuvens na atmosfera. Cerca de duas vezes por ano, a câmera tem o privilégio de capturar a Lua transitando na frente da Terra, conforme sua órbita coincide com o plano orbital da Lua.
Uma pequena fatia muito fina a direita da Lua não está iluminada pelo Sol. A câmera EPIC registra imagens em diferentes níveis de luz, como infravermelho, ultravioleta e cores monocromáticas. Para criar esse vídeo em cores naturais, foram combinadas as imagens feitas nas cores vermelho, verde e azul.
O lado oculto da Lua
O lado oculto da Lua era um mistério até o ano de 1959, quando a nave espacial soviética Luna 3 enviou as primeiras imagens dessa região que até a época era desconhecida. Desde então, várias missões da NASA registraram imagens do lado oculto da Lua com detalhes incríveis.
Imagem feita pela câmera EPIC do satélite DSCOVER em julho de 2015 mostra o lado oculto da Lua
iluminado pelo Sol durante seu trânsito na frente do planeta Terra.
Créditos: NASA / NOAA
iluminado pelo Sol durante seu trânsito na frente do planeta Terra.
Créditos: NASA / NOAA
O lado escuro da Lua não significa que ele é de fato escuro. O mais correto seria chamá-lo de "lado oculto". Isso acontece por que a Lua está sempre com o mesmo lado virado para a Terra, pois seu período orbital é o mesmo que a sua rotação em torno do seu eixo.
O lado oculto da Lua não possui as grandes planícies basálticas, e é bem diferente do lado da Lua voltado para a Terra. As maiores características do lado oculto são o Mare Moscoviense no canto superior esquerdo e a Cratera Tsiolkovskiy, no canto inferior esquerdo.
"É surpreendente como a Terra é muito mais brilhante do que a Lua", disse Adam Szabo, cientista do projeto DSCOVR, da NASA. "Nosso planeta é um objeto verdadeiramente brilhante no espaço escuro em comparação com a superfície lunar."
Fonte: NASA
Imagens: (capa-DSCOVR) / NASA / NOAA
07/08/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
E o que é aquele pontinho azul que aparece no lado da Terra na fotografia ?
ResponderExcluirProvavelmente deve ser a estrela cruzeiro do sul,ou alguma outra estrela
ExcluirVênus.
ExcluirÉ mesmo.
Excluirnão é Vênus já que ele possui uma orbita mais próxima ao sol ele está do outro lado da imagem, esse ponto azul é uma estrela dependendo do monitor (contraste) é possível ver varias estrelas na imagem dando zoom como aqui eu vejo perfeitamente
Excluiré possível com ajustes de de brilho (aumentar) e contraste (diminuir) ver estas estrelas se não conseguirem tentem editar a imagem fazendo esses ajustes
- Deve ser algum Decepticom esperando alguma ordem, só o tempo dirá !!!
ExcluirEssa imagem está super manipulada a lua está muito próxima a terra !!!1
Excluir1 pixel kkkkk
ExcluirIsso é Suspeito
ResponderExcluirSUSPEITO??????? Não meu caro essa foto e o vídeo da Nasa NEM MESMO PODERIA SER FEITO mesmo que houvesse alguém ou alguma sonda no espaço para registrar tal foto. A distância entre a Terra e a Lua e devido o tamanho da Terra e da Lua JAMAIS permitiria tal foto. Tal enquadramento só poderia ser registrado ou fotografo a mais de 100.000km de distância e nessa distância jamais a Lua e a Terra não teriam definições tão precisas como mostra a fotos. Quanto mais o observador puxar essa tal imagem distante a 100.000Km tanto a Terra como a Lua sofreriam modificações, ou seja, se o fotografo puxasse esse enquadramento de modo tentar buscar tal nitidez apresentada na foto da Nasa a Lua ficaria 25 vezes maior que a terra.Basta por a Lua, a Terra e a distância que separa os dois corpos numa escala real usando de aplicativos como 3Dmax, Maya ou até mesmo o Skechup poderá concluír que essa foto além de ser uma montagem criminosa ela jamais poderia ser fotografada desse modo.
ExcluirSe ven unas manchas oscuras en la Luna, que seran?
ResponderExcluirMagma solidificado
ExcluirQue porra defotochop e essa .a lua tá parecendo uma bolinha de gude ..kkkk e uma comédia acredita nisso
Excluirimagem computadorizada toda nasa sabem q atraz da lua existe uma cidade la axai mesmo q essa imagem e real e nao manipulada por conputacao
ResponderExcluirPorque esta imagem parece ser um desenho animado enão uma filmagem comun? Filmagens são sempre toscas e embassadas.
ExcluirSanta ingenuidade é achar que podem nos enganar com essa produção tosca! Nem se incomodam de trabalhar melhor suas "artes": (1) na Terra nuvens que não se alteram durante o suposto período em que as imagens foram "coletadas" que, segundo outra fonte, foi entre as 11:50 e as 16:45 GMT, no dia 16 de julho; (2) nessas quase 5 horas a lua circula junto com a rotação da Terra, ou seja, parou num mesmo ponto para um observador da Terra; (3) isso faz com que ela tenha avançado 2 fases de lua em apenas 5 horas; (4) o termo lado escuro foi criado para designar o o lado não visível, não quer dizer que seja de fato negro. Quanta maldade com essas pessoas que ainda acreditam nas historinhas da nasa!
ExcluirAs nuvens estão paradas tudo isso pra não mostrar que a terra é plana ?
ResponderExcluirPoderiam ter tentado sido um pouco melhor n.a. animacao.muito falso.
ResponderExcluirPoderiam ter tentado sido um pouco melhor n.a. animacao.muito falso.
ResponderExcluirLiteralmente o Dark Side of The Moon. Pink Floyd me faz querer viajar até Júpiter e lá descobrir uma sala branca com um velho deitado em uma cama e na frente dele há um monolito, uma peça que deveria ser jogada na Terra pra ver se a humanidade evolui. (Para quem ficou boiando, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=eOKBGP1Ej6Y)
ResponderExcluirAlguém do site me responda por quê a terra está gigantesca lá atrás da lua e quando os astronautas bateram as fotos da terra a partir do solo lunar, a terra era tão pequena?
ResponderExcluirTo tentando encontrar a fonte real dessa foto "divulgada pela nasa".
ExcluirCoitado de quem acredita que essa imagem é real...
ResponderExcluirVárias coisas não fecham nesse vídeo. Por quê a sobra na borda da Lua ? Alguém dirá : é a sobra projetada sobre a terra a partir da luz do sol. Ok, mas se isso é verdade e a Lua está sendo iluminada pelo sol na pelo seu lado oculto, por quê vemos ela sempre na cor clara olhando da terra ? Ela não deveria ser vista na cor escura, uma vez que está sendo iluminada pelo lado oposto ao que vemos daqui ??? Neste dia também deve ter dado um eclipse em algum lugar creio eu.
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ResponderExcluirQuando isso acontece (da parte oculta da Lua ficar iluminada pelo Sol) temos a fase de LUA NOVA. Não conseguimos ver a face escura da Lua daqui da Terra porque ela está presente no céu durante o dia, junto com o Sol, portanto o brilho solar ofusca e torna impossível observá-la.
Abraços!
Quanta falta de conhecimento, quanta babaquice. Nunca existiu lado escuro da Lua e sim um lado oculto por causa da peculiaridade de sua rotação. As diversas fases do satélite comprovam que o Sol a ilumina periodicamente.
ResponderExcluirPhotoshop phodido!
ResponderExcluirAceitem a verdade... Refutem a farsa...
ResponderExcluirA LUA É PLANA !!! O_O
KKKKKKKKKKKKKK
Precisava desta música de suspense alienígena?
ResponderExcluirLegal o Sol iluminando a "face oculta" da Lua que estranhamente em vez de brilhar fica escura, enquanto a Terra abaixo fica super iluminada. Só um completo imbecil não percebe essa farsa tosca.
ResponderExcluirImagem manipulada
ResponderExcluirAcredito que a Nada mente em muitos pontos de vista, essa imagem está me parecendo computação gráfica.
ResponderExcluirSó o fato de as nuvens estarem fixas por mais ou menos 5horas, que foi o período das filmagens em tempo real, já me basta para acreditar que o vídeo é fake
ResponderExcluirEntre a terra e a lua cabem 30 terras, essa é a distância. Se essa foto fosse real a lua seria minuscula. Sem falar que as nuvens não mudam de forma.
ResponderExcluirEste vídeo é uma piada,é daquelas bem fraquinhas.
ResponderExcluirA Lua é uma nave alienígena que controla toda vida na Terra... Sem ela nada existiria tal qual é... Somos filhos da Lua... 🌓🌚🌝
ResponderExcluirEita os astronauta na lua tiram foto da terra e ela era bem menor. Xi alguém esqueceu disso!
ResponderExcluirTAIMES LAIPES DE QUANTAS HORAS ( NUVENS CONGELADAS) ?????
ResponderExcluirESSA FOTO É FALSA. A foto e o vídeo da Nasa NEM MESMO PODERIA SER FEITO mesmo que houvesse alguém ou alguma sonda no espaço para registrar tal foto. A distância entre a Terra e a Lua e devido o tamanho da Terra e da Lua JAMAIS permitiria tal foto. Tal enquadramento só poderia ser registrado ou fotografo somente a mais de 100.000km de distância e nessa distância jamais a Lua e a Terra não teriam definições tão precisas como mostra a fotos. Quanto mais o observador puxar essa tal imagem distante a 100.000Km para frente com um zoom ou tentar se aproximar do campo de visão, tanto a Terra como a Lua sofreriam modificações no tamanho, ou seja, se o fotografo puxasse esse enquadramento de modo tentar buscar tal nitidez apresentada na foto da Nasa com zoom, a Lua ficaria 25 vezes maior que a terra.Basta por a Lua, a Terra e a distância que separa os dois corpos numa escala real usando de aplicativos como 3Dmax, Maya ou até mesmo o Skechup poderá concluír que essa foto além de ser uma montagem criminosa ela jamais poderia ser fotografada desse modo.
ResponderExcluir