Essa pode ser uma das coisas mais violentas que acontece no Universo, mas também é algo belíssimo!
A NASA revelou recentemente um novo vídeo que promete jogar mais luz sobre um dos mais complexos quebra-cabeças do Universo. A animação mostra o que acontece com uma estrela que passa muito perto de um buraco negro. E como já era de se esperar, essa história não termina muito bem para a estrela...
"O buraco negro destrói a estrela e começa a engolir o material rapidamente, mas esse não é o fim de tudo", disse Jelle Kaastra, do Instituto de Pesquisas Espaciais da Holanda, e co-autor no novo estudo. "O buraco negro não consegue manter o ritmo, então ele ejeta parte do material para bem longe!" Chega a ser hipnótico!
O estudo publicado na revista Nature conseguiu revelar o momento caótico de uma estrela moribunda sendo engolida por um grande buraco negro, e pra isso usou dados de 3 telescópios orbitais de raios-x, se concentrando no evento chamado de ASASSN-14li, que foi primeiramente observado em novembro de 2014. Tudo isso acontece bem longe, a cerca de 290 milhões de anos-luz.
O poder gravitacional do buraco negro é tão intenso que distorce a estrela com sua força de maré, e a despedaça completamente. Parte da estrela é engolida pelo buraco negro, mas outra parte é ejetada para o espaço a uma altíssima velocidade.
- Buraco negro monstruosos é o maior e mais brilhante já descoberto!
- 6 fatos incríveis e curiosos sobre os buracos negros
"Essa é a melhor chance que temos até agora de entendermos o que acontece quando um buraco negro engole uma estrela", disse Jon Miller, líder da equipe responsável pelo estudo.
O famoso astrofísico Stephen Hawking disse algum tempo atrás que algo engolido por um buraco negro poderia não desaparecer para sempre, mas sim se transformar em um "universo paralelo", e segundo ele "a moral da história é que talvez os buracos negros não sejam as eternas prisões que imaginávamos, e a matéria poderia sair de um buraco negro talvez para um outro universo". Será?!!
Fonte: NASA
Imagens: (capa-ilustração/NASA Goddard) / NASA
27/10/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
É bom deixar claro que há 290 milhões de anos atrás, quando ocorreu tal evento, provavelmente o período triássico, os primeiros dinossauros e as enormes plantas começavam a povoar a Terra. É bom destacar isso para que os leitores se esclareçam de que o evento já aconteceu. A noção de tempo é fundamental. Só faltou dizer a galáxia hospedeira do fenômeno. E ela está muito, mas muito além de Andrômeda...
ResponderExcluirAPENAS UMA GRANDE ESTRELA EM FORMAÇÃO... SUGANDO GRANDES MASSAS ORGÂNICAS QUE AO TÉRMINO SERÁ UM SOL SEUS PLANETAS E UMA EXISTÊNCIA BILENAR PODENDO ATÉ HAVER PLANETA EM UMA REGIÃO HABITÁVEL
ExcluirFaz sentido para os terraplanistas. O universo não é plano.
ResponderExcluirFaz sentido para os terraplanistas. O universo não é plano.
ResponderExcluirBoa tarde deses fragmentos ejetados podemos dizer que pode ser, meteoro meteorito e lixo cósmico; que surgem na via láctea.
ResponderExcluir