Se o tempo permitir, poderemos ver alguns meteoros riscando o céu entre os dias 07 e 08 de outubro, quando acontece o pico da chuva de meteoros Draconidas.
Mas o que é a chuva de meteoros Draconidas? Qual a sua causa?
A chuva de meteoros Draconidas (também conhecida como Draconídeas) acontece todos os anos, sempre na mesma época, quando a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo cometa 21P/Giacobini-Zinner, que completa uma volta ao redor do Sol a cada 6.6 anos.
Em meados de 1900, o cometa Giacobini-Zinner ejetou uma grande quantidade de seu material no espaço, e por coincidência, nosso planeta sempre passa por essa esteira de partículas todos os anos, sempre na mesma data, dando origem a um belo fenômeno natural.
Como observar a chuva de meteoros Draconidas?
Como seu próprio nome diz, a chuva de meteoros Draconidas irradia a partir da constelação de Draco (Dragão), na região das estrelas Deneb, Altair e Vega. Isso não significa que os meteoros da chuva Draconidas não podem surgir em outras constelações, mas sim que, se traçarmos uma linha reta no sentido inverso a trajetória de cada meteoro, chegaremos sempre nessa mesma região.
Na imagem vemos a radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Draconidas.
Posição utilizada: São Paulo. Quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, melhor será vista essa chuva.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito
Observadores do hemisfério norte têm privilégio na observação dessa chuva, já que o radiante (local onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na região norte do céu. No hemisfério sul sua visualização é mais precária, mas pode surpreender aqueles que habitam regiões próximas do equador, como parte do norte e nordeste do Brasil.
Geralmente o melhor horário para se observar uma chuva de meteoros é sempre após a meia-noite, porém, na chuva Draconidas essa regra não se aplica, por conta do posicionamento da constelação radiante. Portanto, apenas nessa chuva de meteoros, o melhor horário para observação é após o pôr do Sol, logo no início da noite.
Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Draconidas 2016
Mesmo que o tempo não ajudar, você ainda terá a chance de avistar alguns meteoros da chuva Draconidas 2016, pois teremos uma transmissão ao vivo, com imagens em tempo real feitas a partir de câmeras ultra-sensíveis instaladas nas Ilhas Canárias, no hemisfério norte, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.
A transmissão ao vivo acontece nessa sexta-feira, dia 07, aqui mesmo em nosso site, com início às 21h00 pelo horário de Brasília! Não percam!
Quantos meteoros riscarão o céu?
A taxa de meteoros da chuva Draconidas é incerta, pois ela varia bastante todos os anos. Ela já foi responsável por grandes espetáculos, como aqueles observados em 1933, 1946 e 1998, quando milhares de "estrelas cadentes" riscaram os céus a cada hora. Já na maioria das vezes, a chuva de meteoros Draconidas não costuma surpreender pela quantidade de meteoros, e sua taxa geralmente chega a cerca de 20 por hora, porém, nunca se sabe com certeza quando será o próximo outburst (explosão de meteoros, ou aumento grande na taxa de meteoros por hora).
Além disso, os meteoros dessa chuva costumam ser bem mais lentos do que o comum, o que muitas vezes faz com que eles percorram todo o firmamento, de norte a sul, de forma lenta, tornando possível a observação de sua trajetória completa.
Na imagem podemos ver um belo registro feito na República Tcheca, mostrando um meteoro
da chuva Draconidas de 2011. Créditos: Richard Klofac
A lua estará entrando na fase crescente, o que não atrapalhará significativamente a observação dessa chuva de meteoros.
E animem-se, pois a chuva Draconidas está abrindo a temporada de chuvas de meteoros do fim do ano! Dentro de alguns dias teremos outras grandes chuvas de meteoros, como a Orionidas e a Leonidas, que são perfeitamente visíveis no hemisfério sul e geram cerca de 100 meteoros por hora! Fiquem atentos!
Desejamos uma excelente observação, e bons céus a todos!
Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Richard Klofac
06/10/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
No ceara vai ser possível ver?? Se sim,que hrs pode ser um bom horário??
ResponderExcluirSim, o melhor horário é como disse a matéria, logo após o por do sol.
Excluirdo rio de janeiro vai dar pra ver ?
ResponderExcluirÉ possível, apesar do radiante esta bem ao norte se você fugir da poluição luminosa e ir para um lugar alto ou talvez plano, facilitara. Lembrando que a taxa de 20 meteoros por hora só vale para os locais que pegam o radiante no zenith, ou seja, locais mais ao norte do Brasil.
ExcluirDaí pessoal: Voces já visitaram??
ResponderExcluirhttp://www.ianww.com/meteor-showers/
é super 1000! Abraço.
eem Mato Grosso vai dar pra ver?
ResponderExcluirvai dar pra ver em mongagua ou em santos, e em qual horario
ResponderExcluirEm MG vai far pra ver?
ResponderExcluirVi um essa madrugada, muito lindo, não sei se pertence a essa "chuva"
ResponderExcluirVi um essa madrugada, muito lindo, não sei se pertence a essa "chuva"
ResponderExcluir