Um asteroide do tamanho de um carro foi registrado pouco antes de fazer sua máxima aproximação com a Terra no último dia 4 de abril. Ele chegou a apenas 16.300 km da Terra, ou seja, menos de um vigésimo da distância entre a Terra e a Lua.
A rocha espacial de 3,6 metros, chamada 2017 GM, passou bem perto do nosso planeta nessa terça-feira, a uma velocidade de 18,5 quilômetros por segundo em relação à Terra. Cientistas do Mount Lemmon Survey, no Arizona, avistaram o asteroide pela primeira vez no mesmo dia de sua máxima aproximação, pesquisadores do Virtual telescope Project e dos Observatórios de Tengara conseguiram registrar uma foto alguns instantes antes de sua máxima aproximação:
Gianluca Masi (Virtual Telescope Project) e Michael Schwartz (Observatórios Tengara) registraram
essa imagem do asteroide 2017 GM em sua máxima aproximação com a Terra no dia 04 de abril de 2017,
utilizando um telescópio no Arizona, EUA. O telescópio acompanhou a trajetóia do asteroide, portanto
ele aparece como um objeto estático, enquanto as estrelas aparecem como rastros de luz.
Créditos: Gianluca Masi / The Virtual Telescope Project / Michael Schwartz / Tengara Observatories
Com base em sua órbita, o pequeno asteroide provavelmente já tinha passado próximo da Terra antes, em março de 1961, de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA. No entanto, essa antiga aproximação foi muito diferente da atual, pois tudo indica que em 1961 ele passou a uma distância 93 vezes maior do que a distância entre a Terra e a Lua. Em seguida, ele se afastou da cercanias do nosso planeta, mas acabou sofrendo interações gravitacionais de Marte e de Vênus, em 2013 e 2014, respectivamente, antes de fazer seu caminho de volta pra Terra.
Animação mostra a órbita e a posição do asteroide 2017 GM durante sua máxima aproximação com a Terra.
Créditos: JPL / SBDB Edição: Galeria do Meteorito
O asteroide 2017 GM é o 15° objeto a fazer máxima aproximação com a Terra neste mês, sendo ainda o que chegou mais próximo dentre todos da lista, de acordo com dados obtidos pela NASA.
- Planeta 9: quatro candidatos foram encontrados!
- Passagens de asteroides próximos da Terra
- Sinais de rádio detectados no espaço podem ser de civilizações extraterrestres avançadas
Em março, um objeto de 3 m chegou 1.600 km mais próximo do que o asteroide 2017 GM. Em ambos os casos, eles passaram muito mais próximos da Terra do que nossos próprios satélites geoestacionários.
Imagens: (capa-NASA) / Gianluca Masi / The Virtual Telescope Project / Michael Schwartz / Tengara Observatories / JPL / SBDB / Galeria do Meteorito
05/04/17
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário