Graças a internet, podemos hoje observar o Eclipse Lunar Parcial de 7 de agosto como se estivéssemos em vários cantos do planeta ao mesmo tempo!
Com a ajuda do nosso parceiro, o Observatório Slooh, iremos disponibilizar aqui em nosso site uma transmissão ao vivo do eclipse lunar dessa segunda-feira, onde será possível observar o evento a partir de câmeras instaladas na África, Austrália, e em outros cantos do globo onde o evento será visível.
Trata-se de uma oportunidade única de presenciar um raro evento, que quando ocorre, premia apenas alguns poucos habitantes sortudos que estão espalhados pela área onde o evento será observável. Por isso, termos a chance de vislumbrar um evento tão belo, do conforto de nossos lares, é algo extraordinário!
Além de ser um belíssimo espetáculo astronômico por si só, esse eclipse lunar inicia a contagem regressiva para o evento mais aguardado dos últimos tempos: o tão esperado Eclipse Solar Transcontinental que acontecerá no dia 21 de agosto. Aproveitem ao máximo!
Transmissão ao vivo - Eclipse Lunar Parcial (reprise)
A transmissão ao vivo do eclipse lunar parcial dessa segunda-feira, 7 de agosto, ocorreu com sucesso. A reprise já está disponível logo abaixo:
Você perdeu a transmissão ao vivo?
Curta nossa página no Facebook
para não perder as próximas!
para não perder as próximas!
A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) dos astrônomos Bob Berman, Carl Cox, Tricia Ennis e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.
Horários e fases do eclipse lunar de 7 de agosto
Os horários que serão mencionados a seguir estão em BRT (horário de Brasília de -3 UTC). Para converter os horários para outros países e regiões, você deve adicionar 3 horas em cada um deles.
O eclipse lunar terá 3 fases principais:
- O eclipse lunar do dia 7 de agosto terá início às 12h50, quando a Lua começa a entrar na penumbra (sombra externa);
- O ápice do eclipse ocorrerá às 15:20, quando a Lua estará no máximo dentro da umbra (sombra interna);
- Às 17:50 o eclipse chega ao fim, quando a Lua sai completamente da penumbra e volta a ficar completamente iluminada pela luz do Sol.
Tabela do eclipse lunar de 7 de agosto de 2017.
Créditos: Wikimedia Commons
Lembrando que esse eclipse lunar poderá ser visto no leste da Europa, África, Ásia, e Austrália. No Brasil, apenas as regiões do extremo leste do nordeste poderão ter a esperança de observar os últimos instantes da fase penumbral, isso se as condições climáticas forem perfeitas, pois quando a Lua estiver surgindo no horizonte de alguns estados o eclipse estará terminando...
Para obter mais informações sobre esse eclipse lunar de 7 de agosto, clique aqui e confira nossa matéria especial.
E fiquem ligados! Dentro de alguns dias teremos o tão esperado Eclipse Solar Total de 21 de agosto. Inscreva-se em nosso site para ficar por dentro de tudo que acontece no céu e no espaço.
Desejamos uma excelente observação a todos!
Imagens: (capa-ilustração/Slooh/Galeria do Meteorito) / Slooh / Wikimedia Commons
07/08/17
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
este eclipse lunar esta e visivel em toda parte do mundo? aqui em Mocambique tambem consiguimos ver muito bom.
ResponderExcluirBoa tarde!
ExcluirEsse eclipse lunar é visível do leste europeu, África, Ásia e Austrália apenas!
Boas observações Sinalo!
Boa tarde!
ExcluirEsse eclipse lunar é visível do leste europeu, África, Ásia e Austrália apenas!
Boas observações Sinalo!