Segundo Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA, Florence é o maior asteroide já descoberto pela NASA a passar próximo do nosso planeta, desde que a agência espacial norte-americana começou a monitorar objetos próximos da Terra.
Ou seja, faz pelo menos um século que um asteroide tão grande não se aproximava tanto do nosso planeta. Mas não precisa se preocupar: o asteroide 3122 Florence não representa um risco real ao nosso planeta, pois ele passará a uma distância de aproximadamente 7 milhões de quilômetros.
Por conta de seu tamanho - cerca de 4,4 km - o asteroide Florence será um alvo fácil de ser encontrado no céu noturno, mesmo através de binóculos ou pequenos telescópios. E é claro, não iríamos perder essa oportunidade de observá-lo AO VIVO!
A máxima aproximação do asteroide Florence com a Terra ocorre na sexta-feira, 1° de setembro de 2017 às 12:06 UTC, mas iremos observá-lo já nessa quinta-feira, 31 de agosto. Não percam!
Transmissão ao vivo: máxima aproximação do asteroide 3122 Florence (finalizado)
A transmissão ao vivo foi realizada com sucesso nessa quinta-feira, 31 de agosto, às 16h30 pelo horário de Brasília (19:30 UTC). Apesar do pequeno atraso que tivemos (cerca de 5 minutos), pudemos observar o asteroide Florence através de telescópios em uma transmissão com 1 hora de duração.
A transmissão ao vivo do asteroide 3122 Florence foi uma cortesia do Projeto Virtual Telescope.
Você perdeu esse evento ao vivo?
Curta nossa página no Facebook
e se inscreva gratuitamente em nosso site
para não perder os próximos!
Como observar o asteroide Florence nos céus
Será possível encontrar facilmente o asteroide Florence nos dias anteriores e subsequentes a sua máxima aproximação. Abaixo, veja o gráfico que mostra a trajetória do asteroide Florence para os próximos dias:
Gráfico mostra a trajetória do asteroide 3122 Florence. Os horários informados são pelo horário de Brasília (-3 UTC).
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar
Ao observar o asteroide Florence nos céus, podemos ver o brilho parecido com o de uma estrela. Para diferenciá-lo será fácil, pois a cada 10 minutos sua posição estará ligeiramente diferente das estrelas de fundo.
Para saber mais sobre o asteroide 3122 Florence e sua máxima aproximação com a Terra, clique aqui.
E não se esqueçam! No próximo dia 12 de outubro, o tão falado asteroide 2012 TC4 fará sua máxima aproximação com a Terra. Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento.
Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!
Imagens: (capa-ilustração/NASA/JPL) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
30/08/17
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
link ao vivo nao funciona !
ResponderExcluirA transmissão ao vivo terá início nessa quinta-feira, 31 de agosto, às 16h30 pelo horário de Brasília (19:30 UTC),
ExcluirTairel, o link estará disponível às 16h30 pelo horário de Brasília. Se não estiver, atualize sua página que ele aparecerá.
ExcluirAbraços e bons céus!
Não vejo nem o link do ao vivo
Excluirpassou raspando
ExcluirPoderia cair la no planalto!
ResponderExcluirDara para observa lo da qui do brasil somente a noite mesmo? que horas seria possivel?
ResponderExcluirCadê essa live?
ResponderExcluirSempre assim....suas transmissões ao vivo são ruins de mais!!!
ResponderExcluirComeçou
ResponderExcluirNada funciona
ResponderExcluirAinda perco o meu tempo achando que vou encontrar informacao.
ResponderExcluirFala serio.