Dentre milhares de Objetos Próximos da Terra, conhecidos pela sigla NEOs, mais de quatorze mil são asteroides que passam de tempos em tempos perto do nosso planeta. Desde a década de 1980, uma parte desses objetos têm sido rastreada devido a possível ameaça que eles representam.
Mas apesar de tantos objetos passarem próximos do nosso planeta, a colisão de um grande asteroide com a Terra não é algo tão comum. Estudos mostram que colisões com grandes objetos ocorrem raramente, uma vez a cada milênio.
No próximo dia 1º de setembro, por exemplo, um Asteroide Próximo da Terra (NEA), conhecido como 3122 Florence, fará sua máxima aproximação com o nosso planeta. Segundo a NASA, não há risco de colisão com a Terra. Se colidisse, o estrago seria grande, pois seu tamanho é de cerca de 4,4 quilômetros de diâmetro! Trata-se de um dos maiores asteroides já descobertos próximo da Terra!
Para se ter uma noção do quão grande é esse asteroide, e o tipo de estrago que ele faria caso colidisse com o nosso planeta, lembre-se que o asteroide que acredita-se ser o responsável pela extinção dos dinossauros, tinha cerca de 10 quilômetros. O impacto dessa antiga rocha espacial, além de dizimar os dinossauros da face da Terra, também destruiu três quartos das espécies de plantas e animais. Isso nos mostra a importância de se rastrear asteroides que passam pelas nossas redondezas, sobretudo, os grandões...
Máxima aproximação do asteroide 3122 Florence no dia 1º de setembro de 2017.
Créditos: NASA / JPL-Caltech
Por sorte (pura sorte!) o asteroide 3122 Florence passará a uma distância segura de aproximadamente 7 milhões de quilômetros da Terra - o equivalente a 18 vezes a distância da Lua.
"Apesar de vários asteroides já terem passado mais próximos da Terra do que o Florence passará em 1º de setembro, todos eram menores", disse Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA. "Florence é o maior asteroide já descoberto a passar próximo do nosso planeta desde a criação do programa da NASA para detectar e rastrear asteroides próximos da Terra."
Mas ao invés de ser considerada uma ameaça, a passagem do asteroide 3122 Florence dará aos cientistas uma oportunidade preciosa para conhecer melhor esses objetos.
Ilustração artística da distância estimada que o asteroide 3122 Florence passará da Terra e da Lua.
Créditos: NASA / JPL-Caltech
A NASA está planejando a realização de estudos de rastreamento utilizando o Goldstone Solar System Radar na Califórnia, e o Observatório do Arecibo, em Porto Rico. Espera-se que esses estudos forneçam dados preciosos sobre seu tamanho, revelando detalhes de sua superfície com uma resolução de até 10 metros.
O asteroide 3122 Florence foi descoberto em 2 de março de 1981, pelo astrônomo norte-americano Schelte Bus, utilizando o Observatório Siding Spring, na Austrália. Seu nome é uma homenagem a Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, falecida em 1910. Observações feitas com o telescópio espacial Spitzer da NASA e com o NEOWISE estimaram o tamanho atual do objeto - cerca de 4,4 km de diâmetro.
No dia 1º de setembro, o asteroide 3122 Florence fará sua maior aproximação com a Terra desde 31 de agosto de 1890, quando de acordo com cálculos, passou a 6,7 milhões de quilômetros de distância. Ao longo dos próximos 500 anos, esse asteroide passará próximo da Terra mais sete vezes, e somente após o ano de 2500 é que ele chegará tão perto quanto dessa vez.
Quem gosta de observar o céu noturno, o asteroide Florence brilhará nos céus entre o final de agosto e o início de setembro. Sua posição exata poderá ser encontrada com programas de observação do céu e aplicativos astronômicos, e através de pequenos telescópios já será possível observá-lo conforme ele segue sua trajetória pelas constelações de Piscis Austrinus, Capricornus, Aquarius e Delphinus.
Imagens: (capa-ilustração/ESA) / NASA / JPL-Caltech
23/08/17
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Florence foi uma enfermeira britânica, fundadora da Enfermagem Moderna...É uma MULHER.
ResponderExcluirEu ia dizer exatamente isso...
ExcluirNão pesquisaram o suficiente e pelo visto assumiram como sendo homem...
Conheci Florence pelo famoso Diagrama Da Rosa, vendo a TV Escola... :)
Desculpem pelo erro, mas já foi corrigido. Obrigado pelo alerta!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSete milhões de quilômetros parece muito. Mas para as medidas da astronomia é o que a luz percorre em apenas 23 segundos.
Excluir