Dia "zero de janeiro"? Pois é, se fosse só pela astronomia é assim que deveria se iniciar o calendário. Mas qual a importância disso, afinal?
Bem, quando se trata de cálculo, o zero é sempre indispensável e não teríamos como calcular efemérides, por exemplo se não fosse o dia 0 de janeiro.
Muito provavelmente você nunca ouviu falar dele, mas sim, ele existe... pelo menos na astronomia! E se você costuma ver publicações astronômicas especializadas, talvez você já tenha se deparado com o "dia zero".
Segundo especialistas, o problema começou com a implementação do calendário gregoriano, que já começa do Ano 1 d.C, e não do ano 0. E depois disso tomamos por costume sempre desconsiderar o zero na contagem dos meses e anos.
Créditos: divulgação
Pense bem: até as horas começam com 0, como é o caso da contagem do dia que se inicia às 00:00 , que chamamos de "meia-noite". Pois é... mas no caso dos dias não existe contagem a começar do zero, e isso é um problema para cálculos mais precisos como aqueles que astrônomos profissionais podem utilizar.
Como poderia o dia 1º ser primeiro se ele nunca decorreu a partir do zero para ser preenchido e aí sim fechar como "1" inteiro? Não teríamos como calcular 0,5 ou 0,6, ou 0,85 e assim por diante... Assim, o dia que chamamos de dia 2 de janeiro é na verdade quando o dia 1º se completa!
Pode parecer complicado, mas não tanto assim. É só você imaginar um cronômetro que começa a contar a partir do zero, quando se completam 24 horas ai sim teremos o dia 1, mas nesse casso, no nosso calendário já será dia 2 de janeiro...
Daí porque na astronomia o dia zero existe, e pra não haver confusão, os especialistas utilizam o dia 31 de dezembro como o dia zero. E, claro, quando alguma informação é publicada de maneira não direcionada a astronomia profissional, o calendário é então adaptado, afinal, quem não acharia estranho saber que algum evento astronômico iria acontecer no dia 00 de janeiro?
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / divulgação
02/01/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário