Todo o Universo estava reunido em um ponto infinitamente pequeno e quente, até que BANG! - tudo explodiu e desde então o Universo vem se expandindo sem parar. Mas o que aconteceu antes disso?
O famoso físico Stephen Hawking tem uma resposta para o que existia antes do Big Bang, que ele deu durante uma entrevista com o cientista Neil deGrasse Tyson para seu programa chamado StarTalk, exibido no canal National Geographic.
A resposta de Hawking para a pergunta "O que havia antes do Big Bang?" baseia-se numa teoria conhecida como "no-boundary proposal" ou "proposta sem limites".
"A condição dessa teoria é que ela não tem limites", disse Hawking. Para entender melhor a teoria, imagine um controle universal no qual você pode voltar no tempo. Atualmente os cientistas sabem que o Universo está em constante expansão. À medida que você volta no tempo, você vê o Universo contraindo. Se voltarmos a cerca de 13,8 bilhões de anos, todo o Universo está do tamanho de um único átomo.
Créditos: divulgação
Esse pequeno ponto subatômico é conhecido como singularidade. Dentro deste ponto extremamente pequeno e massivamente denso e quente, cheio de energia, as leis da física e do tempo que conhecemos deixam de funcionar. Portanto, o tempo que conhecemos literalmente não existia antes da expansão do Universo. É como se a flecha do tempo encolhesse infinitamente à medida que voltamos até o Big Bang, ficando cada vez menor mas nunca alcançando um ponto de partida claro.
Hawking disse ainda que antes do Big Bang, o tempo estava dobrado, e que não podemos dizer que não havia nada de fato. "Nunca houve um Big Bang que produzisse algo a partir do nada. Isso só pareceu assim do ponto de vista da humanidade."
"Os eventos antes do Big Bang simplesmente não estão definidos, porque não há como medir o que aconteceu com eles. Como os eventos antes do Big Bang não têm conseqüências observacionais, ou seja, não conseguimos enxergá-los, podemos cortá-los da teoria, e dizer simplesmente que o tempo começou no Big Bang."
Sim, parece que a resposta de Hawking para a pergunta "O que havia antes do Big Bang?" abriu ainda mais possibilidades e dúvidas...
Existe ainda uma teoria muito bem aceita no meio científico que diz que o Big Bang pode ter sido o fim de um outro Universo. De acordo com o renomado físico Roger Penrose, da Universidade de Oxford, a teoria do Universo Cíclico possui evidências que fazem muito mais sentido. É como se todo o Universo funcionasse como as batidas de um coração, ou seja, ele se expande (condição atual), depois se encolhe à medida que mais e mais buracos negros vão se aglomerando, até chegar num pequeno ponto e novamente explodir repetindo o ciclo.
E você, o que acha? Qual teoria faz mais sentido na sua opinião?
Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
05/03/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
sacanagem
ResponderExcluirsó pq ele é velho inventam essas noticias
Acho q era melhor ter ido ver o Pelé!!!!
ResponderExcluirTriste do espírito que não acredita em Deus ( Ayrton Senna )
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWow !!! Essa teoria do Roger Penrose eu cheguei exatamente neste mesmo pensamento alguns meses atrás.Como se o Big Bang fosse uma batida do coração de Deus e nunca teve um início e nunca terá um fim da mesma maneira que nossos espíritos que não morrem nunca,apenas nossos corpos físicos.Seria uma sintonia de pensamento duas pessoas pensarem exatamente a mesma coisa(por que não exatamente no mesmo tempo).Eu não havia comentado isso para não passar por ridículo,guardei para mim mesmo.Mas agora vejo que não é só eu que penso assim ! Uma questão de ponto de vista.Legal !
ResponderExcluirO mais estranho é que todas as teorias tem como fundamento a existência de toda a matéria a partir no nada.O problema é que a nossa mente humana não consegue entender a existência do nada,uma vês que o nada não existe por que não é nada.Complicado mesmo.
ResponderExcluirAcredito sim no Big Bang mas augo inteligente fez com que aconteceu.
ResponderExcluirMelhor era na minha época, aja vista que deu até vontade de voltar no tempo.
ResponderExcluir