Para entendermos melhor, podemos dizer que cada constelação é uma peça de um quebra-cabeças do céu, e que as 88 peças (88 constelações) fazem com que tenhamos o firmamento mapeado. Algumas constelações são pequenas, como Canis Minor, que seria uma peça pequena desse quebra-cabeças. Já outras, como Eridanus, são grandes o suficiente para preencher um grande espaço da esfera celeste.
Clique na imagem abaixo para ver em tamanho grande. Podemos dizer, por exemplo, que Marte e Lua estão na constelação de Leo (Leão), já Saturno está na constelação de Virgo (Virgem). Isso faz com que seja mais fácil a localização de corpos celestes. Veja também que a constelação de Virgo ocupa um espaço maior na esfera celeste.
Constelação é uma área delimitada na esfera celeste Créditos: Stellarium |
Devemos lembrar também que todas as estrelas que vemos no céu estão localizadas dentro da nossa Galáxia. As estrelas pertencentes a outras galáxias não são possíveis de serem observadas a olho nu. O que vemos das outras galáxias são grandes manchas, que são o resultado do brilho de todas as suas estrelas. Veja abaixo a galáxia de Andromeda M31:
Galáxia de Andromeda (M31) Créditos: Stellarium |
A galáxia de Andrômeda (M31), está localizada na constelação de Andromeda. Na imagem acima, temos uma visão desta galáxia quando utilizamos um par de binóculos ou uma luneta. Abaixo, veja como avistamos este mesmo objeto a olho nu:
Galáxia de Andromeda (M31) vista a olho nu Créditos: Stellarium |
De acordo com a União Astronômica Internacional, as constelações são designadas por seus nomes em latim (nominativo), como por exemplo Taurus, Draco, Centaurus, etc...
Veja abaixo a tabela que contém todas as 88 constelações com o nominativo (nome oficial em latim), nome em português, abreviatura (derivada do genitivo), a estrela mais brilhante da constelação, e a região em que ela pode ser vista.
NOME NOME EM ABREV ESTRELA MAIS ÁREA REGIÃO
LATINO PORTUGUÊS BRILHANTE
|