O cometa 168P/Hergenrother está percorrendo o interior do sistema solar. Astrônomos amadores e profissionais estão seguindo a bola de gelo durante as últimas semanas, que está causando uma série de explosões impressionantes.
"O cometa 168P/Hergenrother está se divindo" diz Rachel Stevenson que trabalha na Propulsão a Jato do laboratório da NASA, em Pasadena, Califórnia.A fragmentação do cometa foi inicialmente detectada em 26 de outubro por uma equipe de astrônomos do Observatório Remanzacco, usando o Telescópio Faulkes Norte em Haleakala, no Havaí. O fragmento inicial também foi fotografado pelo telescópio do grupo WIYN no Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona.
Para aqueles interessados em ver Hergenrother, com um telescópio de grande abertura e um céu escuro, o cometa pode ser visto entre as constelações de Andrômeda e Lacerta.
A órbita do cometa 168P/Hergenrother é conhecida. O cometa, nem qualquer de seus fragmentos, são uma ameaça para a Terra.
Fonte: NASA
ola boa noite: gostaria de saber mais sobre esse cometa: sua orbita bilho efemeride magnitude sua observaçao em sao paulo. grato
ResponderExcluirOlá Claudio! Veja esta página da JPL da Nasa http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=168P;orb=1 . Nela você encontra a simulação da orbita do cometa (você pode alterar a data para saber qual será a sua posição). Porém, infelizmente não está mais visível. Ele estavaindo par os lados do norte... poderia ser visto até o dia 22 de Outubro de 2012 na constelação de Pégaso, nas proximidades da estrela psi Pegasi. Seu periodo é de 6.89 anos.
ExcluirEspero ter ajudado! Abraços!