Hoje teremos o prazer de acompanhar um dos maiores eventos astronômicos, o Eclipse Solar Total! Acompanhe aqui no site a transmissão ao vivo deste grande evento a partir das 18:35:08 (horário de verão brasileiro). A Lua transitará na frente do Sol e fará o dia virar noite em vários locais do mundo, por mais de 3 horas.
Pessoas no mundo todo estão se preparando para assistir esse grande espetáculo, e o local já foi escolhido: o nordeste da Austrália.
O Eclipse Solar Total ocorrerá no dia 13 de Novembro de 2012 com início às 18:35:08 (no horário de verão brasileiro). Para os milhares de observadores de Cairns, na Austrália, o tempo estimado de escuridão será de 2 minutos. Após 4 minutos de bloqueio do disco solar, o mesmo começará a ser visível novamente. Por 1 hora e 31 minutos, a Lua ainda transitará na frente do disco solar, mas a medida que isso ocorre, cada vez mais o disco solar será desobstruído. Às 21:48:24 (horário de verão brasileiro), finalmente o Sol estará totalmente visível novamente, sem a presença da Lua,
com o extremo da sombra do eclipse terminando a 800 km da costa do Chile.
Acompanhe aqui a transmissão AO VIVO:
(início às 18:35:08 no horário de verão brasileiro)
Live Video streaming by Ustream
Em alguns locais da Nova Zelândia também será possível avistar o eclipse solar, porém, não será total. Auckland terá 87% do disco solar obscurecido pela Lua. Na maior parte do Chile também será possível a visualização do eclipse solar parcial, com mais da metade do disco solar obscurecido. A região de Valdivia terá 63% do disco solar obscurecido, já em Quellón, o valor será de 54%.
Infelizmente, não será possível a visualização do eclipse em território brasileiro.
No Brasil, o próximo
eclipse acontecerá somente no ano de 2023 e poderá ser visto dos Estados
do Norte e do Nordeste. Na ocasião o eclipse será do tipo anular,
quando um anel solar permanecerá visível em torno da Lua, mas somente em 2045 é que teremos um eclipse total como este.
Entenda como ocorrem os eclipses
Um eclipse do Sol ocorre
sempre que a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Se durante um
eclipse a lua encobre completamente o disco do Sol é chamado de eclipse
total. Caso contrário, eclipse parcial. Já o eclipse da Lua ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo com, no período noturno, ela escureça, pois a Terra estará bloqueando a luz que não chegará na superfície do nosso satélite natural. Veja a imagem abaixo:
Fontes: NASA / Eclipse Calculator
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.