Conhecido como 'Super Lua', o fenômeno ocorre uma vez por ano e com isso, faz a Lua parecer maior e mais brilhante do que de costume
A Lua completa uma volta aparente na Terra a cada 29.5 dias, porém, a orbita da Lua ao redor do nosso planeta não é um círculo perfeito, mas uma elipse, e isso faz com que o astro se distancie ou se aproxime da Terra de modo irregular ao longo do ano.
Essa irregularidade tem dois pontos máximos, chamados perigeu e apogeu. Durante o apogeu lunar, a distância média da Terra à Lua é de 405.696 km, enquanto que no perigeu lunar essa distância cai para 363.104 km. Anomalias gravitacionais fazem com essas distâncias médias variem, produzindo perigeus e apogeus diferentes ao longo do ano, alguns deles bastante perceptíveis visualmente, principalmente quando a Lua está na sua fase cheia.
Na superlua de 2011, a distância entre a Terra e a Lua chegou a 356.577 km, o que proporcionou um aumento de 14% no diâmetro aparente do astro, que teve um brilho 30% mais intenso. Desta vez a Lua estará 400 km mais distante, mas o efeito visual será praticamente o mesmo.
As superluas também têm efeitos físicos aqui na Terra, uma vez que a maior aproximação produz marés mais fortes do o normal, mas nada que fuja muito dos padrões já conhecidos.
A Super Lua poderá ser vista durante todo o final de semana... e por estar em sua fase cheia, isso faz com que possamos observá-la durante toda a noite e madrugada. Esperamos que o céu da sua cidade ajude e mande aquelas nuvens de chuva pra bem longe....
22/06/13
Nenhum comentário:
Postar um comentário