Um intenso flare solar seguido de uma enorme EMC (Ejeção de Massa Coronal) foi registrado na última terça-feira (22/10/13) e deve atingir a Terra até a madrugada de Sábado.
A mancha solar AR1875 é uma região magnética bastante ativa e instável. Esta região já estava sendo monitorada há algum tempo, justamente pelo grande risco de uma grande explosão.
A mancha solar responsável por tamanha ejeção, está voltada diretamente para a Terra, o que intensifica a tempestade que deverá atingir a magnetosfera terrestre por volta das 02:00 hs do Sábado. É esperado uma turbulência geomagnética que ultrapasse o nível 7 do indice KP.
O índice KP (com níveis de 5 a 9) nos informa a a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terestre. Quando o índice KP ultrapassa o nível 6, podemos esperar tempestades geomagnéticas preocupantes, fazendo com que diversas instituições sejam alertadas da possibilidade de interferência e danos aos equipamentos.
Apesar de parecer amedrontador, eventos como esse sempre ocorreram, e não significam uma ameaça direta. Devem ocorrer auroras austrais e boreais nas altas latitudes.
24/10/13
Há algum risco dos computadores serem danificados? Deixando-os desligados seria suficiente?
ResponderExcluirVocê vai precisar colocar o dedo na tomada para se preparar para este gelatinoso evento.
ExcluirVocê pode explicar essa resposta?. Por favor. *Obrigado*
Excluirrelaxa, se a terra for atingida consideravelmente, vc não vais mais se preocupar com computador, vai se preocupar em cavar um poço pra ter água, plantar pra ter comida, e matar pra não ser morto e ocuparem isso que vc conseguiu....kkkkkkk.... (esse é o caso máximo, normalmente, os celulares ficam umas merdas, as tvs por satelite ficam uma bosta tbm, e deu.... se os transformadores começarem a pipocar, hehe, começa a cavar o poço...)
ExcluirOlá Anônimo!
ExcluirAs tempestades geomagnéticas afetam satélites, principalmente os utilizados como GPS. Afetam também equipamentos de navegação e orientação de barcos e aeronaves, mas várias medidas cautelares são feitas para evitar tais danos. As bússolas também podem apresentar alguns desvios.O setor elétrico também pode sim sofrer sobrecargas, e se a tempestade for muito intensa, pode danificar transformadores por conta de correntes induzidas, e dependendo da intensidade, até mesmo danificar permanentemente os equipamentos ligados na rede elétrica, mas isso é mais provável de ocorrer em altitudes muito elevadas (próximo dos pólos).
Podem sim serem afetados e não ha nada que possamos fazer, apenas esperar o impacto!!!
ResponderExcluirhttp://info.abril.com.br/noticias/ciencia/brasileiro-de-16-anos-ajuda-nasa-a-vigiar-explosoes-solares-08052013-11.shl
ResponderExcluirPelo que parece o máximo solar desse ciclo realmente está dividido em dois picos, conforme sugerido pela NASA ao começo do ano de 2013.
Desde o dia 20/10/2013 o Sol voltou a ativa como visto lá por maio, constantemente crescendo em intensidade de suas explosões.
Ontem tivemos dezenas de classe C e duas classe M consideráveis, que lançaram uma grande quantidade de matéria coronal no meio interplanetário. A frente de choque da CME provavelmente estará atingindo a Terra amanhã (24/10) ou sexta-feira (25/10).
A princípio, não são esperados efeitos muito pronunciados. Muito provavelmente a tempestade magnética oriunda do impacto da CME com a magnetosfera terrestre se restringirá a:
- Alterações no fluxo médio de raios cósmicos (múons) medidos em Terra;
- Aumento do arrasto atmosférico de satélites, especialmente os em LEO (Low Earth Orbit);
- Blecautes de comunicação em HF em regiões polares e maiores níveis de ruído em VHF/UHF devido a flutuações na densidade ionosférica;
- Desvios de rotas de migrações de animais que utilizam o campo geomagnético como norteador (aves e baleias);
- Aumento da dose de radiação ionizante absorvida por passageiros de aviões em rotas polares ou de grande altitude;
- Aumento de radiação para Astronautas e Cosmonautas em EVA (Extra Veicular Activity);
- Risco de carregamento de superfície e SUEs (Sudden Upset Events) em satélites geoestacionários;
- Flutuações e possíveis blecautes em sistemas de distribuição de energia devido a GICs (Correntes Geogmagneticamente Induzidas) e sobrecarga do grid.
Manteremos contato e em breve lançaremos nossa plataforma de relatórios diários e discussões de observações.
Entendam os efeitos em: https://www.facebook.com/alexaradio/posts/661860313846847 e https://www.facebook.com/alexaradio/posts/662010027165209
Fonte: http://alexaradio.org/
AHAHAHHA..o zé mané lá de cima preocupado com seu computador...
ResponderExcluirvai ver history channel filho pra saber sobre tempestade solar!!
Não aconteceu nada...
ResponderExcluir