A Força Aérea dos EUA lançou quase 30 satélites em órbita na noite de 19 de Novembro de 2013, batendo um recorde de lançamentos.
A missão ORS -3, que é executada pelo Departamento do Exército dos EUA, decolou no topo de um foguete Minotaur, nas instalações de lançamentos da NASA, na Virgínia. O horário do lançamento foi às 23h15 do horário de Brasília.
O Minotauro 1 transportou uma cornucópia de 29 satélites, batendo o recorde da maior quantidade de satélites em um único lançamento, informaram os funcionários da missão.
"Eu acredito que nós estamos estabelecendo um recorde com essa missão", disse Jason Armstrong, lider na missão de lançamentos espaciais ORS -3.
Assistam a repise do lançamento do foguete Minotaur I, que ocorreu no dia 19 de Novembro de 2013.
Um pouco mais sobre a missão ORS-3
A carga principal da ORS -3 é a nave espacial STPSat -3 da Força Aérea Norte Americana , que foi construída como parte de um programa militar projetado para reduzir o tempo e o custo necessário para obter satélites para o lançamento. STPSat -3 em si carrega cinco sensores que medirão diferentes aspectos do ambiente espacial.
Os outros 28 satélites a bordo do Minotaur são chamados de CubeSats. Estes satélites foram fornecidos por uma variedade de instituições e irão executar uma ampla gama de experiências e tarefas em órbita da Terra.
Já o PhoneSat 2.4 , construído por engenheiros do Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia, marca o próximo passo nos esforços da Agência Espacial para o desenvolvimento de tecnologia de smartphone para uso no espaço.
A NASA lançou três outros PhoneSats no último mês de Abril, no vôo inaugural do foguete Antares de Ciências Orbitais, mas esses operaram por apenas uma ou duas semana em órbita.
O Minotauro 1 também leva o satélite TJ3Sat, o primeiro projetado e construído por estudantes do ensino médio. TJ3Sat foi criado em parte para ajudar crianças ao redor do mundo interessadas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os estudantes e operadores-amadores de rádio serão capazes de trocar dados com a nave espacial 'bantam' enquanto esta estiver em orbita.
Ao longo dos próximos meses, as Universidades envolvidas irão receber os dados de seus satélites (CubeStas) enquanto no espaço. Parte de seu acordo com a NASA é de fornecer um relatório sobre os seus resultados e descobertas científicas.
Créditos: NASA / Space
19/11/13
Não entendo bem como funciona transmissão ao vivo pq nunca assisti uma, é nessa janela de video que a qualquer momento vai por no ar é ?!?
ResponderExcluirIsso! Se o tempo permitir, o lançamento deve acontecer após às 21h30 e a janela de vídeo vai transmitir ao vivo. No canto inferior direito do vídeo marca OFF AIR quando não está ao vivo, e LIVE (em vermelho) quando está. Abraços!
Excluiria ser bacana rolar um chat pra gente conversar a respeito !
ExcluirEssa transmissão deve ser muito interessante! Não vou perder!
ResponderExcluirObrigado ao GdM por nos proporcionar tais eventos que seriam muito difíceis de ser encontrar por aí!
começouu
ResponderExcluirSera que é agora ??
ResponderExcluirow ADM faz um chat ai, tem um codigo facil pra blog.... é só pesquisar
ResponderExcluirExpectativa
ResponderExcluirjá começou
ResponderExcluirA Nasatv transmitiu o lançamento da sonda maven?
ResponderExcluirzzzzzzzzzzzzzzzz...........
ResponderExcluirconcordo, ADM coloca um chat aqui no blog pra turma poxa
ResponderExcluiré FOD@#$ DEPENDER DA NASA !!!! SEMPRE ATRASADOS AFF
ResponderExcluirQuando vamos ver um desses ser lançado do centro de lançamento de alcântara?
ResponderExcluirPor acaso esse PT é o tempo que falta para riscar o fósforo?
ResponderExcluirVaaaaaaai Lançar AGora!!! Fiquem Atentos!
ResponderExcluirSinistro!
ResponderExcluir"Já lançou o foguete???"
ResponderExcluirOff ¬¬
ResponderExcluir