China com a sonda Chang'e 3 promete uma grande exploração lunar
A sonda Chang'e 3 possui o primeiro robô chinês de exploração lunar, o "Yu Tu", e foi lançada através de um foguete Long March 3B modificado. O lançamento ocorreu com sucesso à 01h30 do dia 2 de Dezembro (horário local). Se tudo correr bem, a China será o terceiro país a aterrissar uma sonda em nosso satélite natural, logo após os Estados Unidos e a antiga União Soviética.
A última sonda que explorou o solo lunar foi a Luna 24, da antiga União Soviética, que retornou à Terra no dia 22 de Agosto de 1976. Com isso, a China poderá ser o primeiro país do século 21 a aterrissar na Lua, quebrando um 'jejum' de 37 anos.
"Chang'e 3 é um símbolo de bravura nacional", disse Zhang Zhenzhoung, diretor do Centro de Lançamentos de Satélites Xichang. "Vamos todos trabalhar juntos ... para fazer mais esforços na exploração espacial e realizar o sonho chinês."
Espera-se que a sonda Chang'e 3 toque o solo lunar entre os dias 14 e 15 de Dezembro de 2013. O local de pouso será na região de Sinus Iridium (conhecida como Baía do Arco-Íris em português).
O lançamento
Conheçam Yu Tu
O robô de seis rodas "Yu Tu" tem um peso de 140 quilos e pode se locomover a 200 metros por hora. Ele possui vários itens, dentre eles 4 cameras e 2 braços móveis, que irão extrair amostras do solo lunar e analisar sua composição durante a exploração que deve durar cerca de 3 mêses.
Ilustração artística da sonda Yu Tu em solo lunar.
Créditos: China National Space Administration
Clique na imagem ara ampliar.
Créditos: China National Space Administration
Clique na imagem ara ampliar.
O nome foi escolhido por internautas de todo o mundo através de uma votação que durou 10 dias. O nome "Yu Tu" teve mais de 3.5 milhões de votos, e significa "Coelho de Jade". Segundo o folclore chinês, o coelho pode ser visto nos relevos lunares, e o mamífero seria responsável por produzir o elixir da longa vida para a deusa lunar Chang'e. A lenda do "Coelho de Jade" é conhecida não só em todo o oriente, como também no ocidente.
Um pouco mais sobre a missão
O programa de exploração lunar chinês possui 3 etapas: 1ª-orbitar a Lua; 2ª-pousar na Lua e 3ª-retornar à Terra com amostras do solo lunar, o que deve ocorrer até 2020.
A missão Chang'e 3 representa a segunda etapa da exploração lunar. O Chang'e 1 e Chang'e 2, lançados em 2007 e 2010 respectivamente, tinham a missão de orbitar a Lua antes de cair em sua superfície.
A sonda é equipada com uma câmera ultravioleta extrema que pode monitorar a Terra para estudar a formação da plasmasfera do planeta, ou magnetosfera interior, e sua mudança de densidade, de acordo com cientistas espaciais chineses. A sonda também transporta telescópios óticos para pesquisas astronômicas.
As operações de pouso e de locomoção da sonda serão comandadas através de duas estações de monitoramento chinesas em Kashi, no extremo oeste da China, e em Jiamusi, no nordeste do país.
Fonte: Space
Imagens: AP / China National Space Administration
Vídeo: CCTV
02/12/13
02/12/13
China proxima a colonizar marte serao eles
ResponderExcluirQue nada..os americanos são muito melhores!!!!!
ResponderExcluirnao dura 1 semana...made in china
ResponderExcluirSonda Chinesa?? Isso vai dar merda! kkkkk!!
ResponderExcluirChina, tá botando na bunda dos EUA
ResponderExcluirenquanto isso no Brasil os politicos só pensam em ROUBAR e ESTORQUIR a população e ainda tão querendo fazer uma ditadura como na Venezuela...Avanço cientifico???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, num paísinho de m...como esse???
ResponderExcluiros chineses são fodas hem, agora EUA vai ficar doido pensando que a china vai passar na frente deles
ResponderExcluirNão tem muito oque explorar na lua,Porque o EUA e a União sovietica já exploraram!
ResponderExcluirAterrissará é na Terra. Na Lua ele vai alunissar.
ResponderExcluir