Se o tempo permitir, você poderá observar um belo encontro no céu. Hoje (19 de fevereiro), olhe na direção leste para ver um belo "triângulo celestial" formado pela Lua, uma estrela muito brilhante e Marte.
Nessa quarta-feira, a Lua estará 75% iluminada, chegando em sua fase minguante. Marte estará logo ao seu lado, brilhando com sua típica tonalidade avermelhada, e a estrela Spica brilhará com uma forte tonalidade azul completando a belíssima configuração triangular nos céus.
O movimento retrógrado de Marte vai terminar no dia 25 de maio, momento em que o planeta vai retomar o seu movimento normal para leste, quando passará por Spica pela terceira vez no dia 14 de julho.
Como observar
Se você não quer perder esse belo encontro, fique atento. A configuração só estará visível a partir das 22h00 (do seu horário local), que é quando os objetos nascerão a leste. Neste horário, ainda será difícil visualizá-los por se encontrarem muito próximos do horizonte. Após a 00h00 é que eles alcançarão um ponto mais alto no céu, em que prédios, árvores ou montanhas não conseguirão 'atrapalhar' as nossas observações.
Este mapa mostra a posição dos objetos celestes (Lua, Marte e Spica) na configuração que poderá
ser observada no dia 19 de fevereiro de 2014. Por volta da meia-noite (já do dia 20 de fevereiro),
esse triângulo celestial estará visível a leste, a meia altura.
Créditos: STELLARIUM
ser observada no dia 19 de fevereiro de 2014. Por volta da meia-noite (já do dia 20 de fevereiro),
esse triângulo celestial estará visível a leste, a meia altura.
Créditos: STELLARIUM
Veja como fazer medições no céu. Clique na imagem para ampliar
Atualmente, Marte está a 131,8 milhões de quilômetros da Terra, e vem se aproximando do nosso planeta em cerca de 730.000 quilômetros a cada dia. Daqui a menos de 2 meses, Marte estará em seu momento mais brilhante de 2014, quando será visível durante toda a noite.
Atualmente, o disco de Marte mede 10,6 segundos de arco e conforme os dias se passam, ele deve ficar sutilmente maior. Se você tem acesso a um pequeno telescópio, poderá observar a sua cor avermelhada e um pouco de sua forma. Com telescópios de abertura superior a 150mm, com noites escuras e sem poluição luminosa, poderemos observar alguns detalhes de sua superfície bem como sua calota de gelo polar ao norte.
Desejamos à todos boas observações, e bons céus!
Fonte: Space
Imagens: STELLARIUM
19/02/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
céu limpo aqui na minha cidade, ja vi tirei uma foto mas a claridade da lua impediu a visão dos outros dois.
ResponderExcluirMto bom!!
ResponderExcluir