Hoje, dia 18 de março de 2014 teremos a oportunidade de observar um belo encontro nos céus! A Lua visitará o planeta Marte e a estrela Spica.
A Lua, que está em sua fase minguante passará muito próxima do Planeta Vermelho, e se as condições meteorológicas não atrapalhar, poderemos ver esse belo encontro. Marte estará a uma distância de quase 0.7 UA da Terra (uma UA equivale a distância média entre a Terra e o Sol).
Tamanha beleza poderá ser vista a partir das 19h45 do horário local, porém, como estarão muito próximos do horizonte, é mais fácil observá-los a partir das 22h00, quando eles atingem cerca de 30 graus de altitude.
Nesse horário, eles estarão emergindo do horizonte leste e cruzarão o céu noturno durante toda a madrugada. Por volta das 02h00 já do dia 19 de março, poderemos encontrá-los próximo do zênite (ponto mais alto do céu). Após as 02h00 da madrugada, eles já seguirão em direção ao horizonte oeste, e continuarão visíveis até o amanhecer.
A estrela Spica é a estrela mais brilhante da constelação de Virgo (Virgem), e sua magnitude aparente é de 0.95, o que a torna uma das estrelas mais brilhantes do céu noturno. Além disso, Spica está relativamente distante do nosso Sistema Solar, a cerca de 250 anos-luz.
Veja a mudança da posição da Lua com relação a Marte e Spica entre os dias 18 e 19 de março de 2014
Créditos: STELLARIUM / Clique na imagem para ampliar
Créditos: STELLARIUM / Clique na imagem para ampliar
Por volta das 19h45, a Lua estará entre Marte e a estrela Spica, porém, conforme as horas se passam, a Lua se moverá lentamente com relação ao firmamento, como se estivesse se atrasando na viagem aparente que ela faz do leste para o oeste. Na verdade, esse é o movimento de translação que a Lua faz ao redor da Terra, e com essa configuração com Marte e Spica, poderemos observar facilmente o seu movimento no céu noturno. Um pouco antes do Sol nascer, a Lua já terá mudado de posição a ponto de formar um triângulo quase perfeito com Marte e Spica.
Boas observações, e bons céus!
18/03/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Valeu!
ResponderExcluir