Uma gigantesca explosão solar ocorreu no último dia 25 de abril às 00h32 UTC, produzino uma forte explosão de classe X1.3, e um blecaute de comunicações de rádio de classe R3 (forte), gerando interrupção de aproximadamente 1 hora para as transmissões de rádio de algumas regiões do lado diurno da Terra.
As manchas solares responsáveis por intensa explosão foram AR2035 e AR2046. A sonda Solar Dynamics Observatory da NASA registrou o momento da explosão:
A explosão também produziu uma forte Ejeção de Massa Coronal (EMC), mas como o local da erupção estava próximo do limbo ocidental do Sol, a nuvem de expansão não foi direcionada ao nosso planeta. Um vídeo feito pela sonda SOHO mostra a enorme EMC, que até parece atingir o planeta Mercúrio, mas isso é só uma impressão:
Mercúrio está prestes a transitar por detrás do Sol, de modo que a EMC apenas passou em frente do planeta, e não o atingiu. Esta nuvem provavelmente não irá atingir nenhum dos dos planetas interiores.
A previsão do clima espacial feita pela NOAA aponta que chances de tempestades geomagnéticas deverão permanecer baixas para este final de semana.
Fonte: NOAA / Spaceweather
Créditos: SOHO / NASA / Helioviewer
26/04/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário