No último dia 29 de maio, o Observatório Solar e Heliosférico registrou uma potente explosão que gerou uma forte Ejeção de Massa Coronal ( EMC ). Por sorte, ela foi direcionada quase que completamente para o lado oposto da Terra, ou seja, não haverá qualquer efeito significativo em nosso planeta. O lado do Sol virado para a Terra está bem tranquilo, e não houve atividade solar considerável nos últimos dias.
Já do lado distante do Sol (lado que não está virado para a Terra) não podemos dizer o mesmo. A onda de choque causada pela grande EMC criou uma forte rajada de radiação estática. Uma análise destes sinais sugere que a velocidade da nuvem de expansão atingiu aproximadamente 700km/s , ou cerca de 2,5 milhões de km/h. Embora pareça uma velocidade descomunal, na verdade é uma velocidade típica para EMCs.
As sondas STEREO da NASA identificaram o local da explosão, que se encontra atrás da região nordeste do Sol.
Dentro de aproximadamente 2 dias, a rotação do Sol fará com que a mancha solar responsável por essa explosão fique virada para a Terra. Por se tratar de uma região ativa, ela poderá desencadear Ejeções de Massa Coronal direcionadas ao nosso planeta.
Se deseja obter informações diárias, acompanhe a atividade solar em tempo real clicando aqui.
Fonte: Spaceweather / NOAA
31/05/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Caramba, o nosso planeta já está cheio de problemas ambientais... e agora, com essa da mancha solar ficar voltada para a nossa região, imagina os impactos que uma ejeção dessas não faria com as nossas frágeis redes de telecomunicação!
ResponderExcluirESSAS Explosão solar VEM ACONTECENDO A MUITO TEMPO......................OU É RECENTE...?
ResponderExcluir