Durante dias, a atividade solar tem sido baixa, mas é improvável que essa calmaria dure por muito mais tempo.
Duas grandes manchas solares, AR2108 e AR2109, possuem campos magnéticos "beta-gama-delta" instáveis, que abrigam energia suficiente para produzir fortes erupções solares.
Manchas solares AR2108 e AR 2109. Créditos: Spaceweather
Essas duas gigantescas manchas solares, além de estarem prestes a causar grandes explosões, elas ficaram direcionadas para a Terra desde ontem, dia 07 de julho. Por conta da rotação do Sol, elas devem "sair da nossa mira" em algumas horas, porém, esse é um momento critico, uma vez que qualquer explosão e/ou Ejeção de Massa Coronal que ocorra, será direcionada diretamente para o nosso planeta.
Os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 60% de explosões de classe M, e 10% de chance de explosões de classe X para hoje, dia 8 de julho.
Acompanhe a atividade solar em tempo real, e fique atento para mais informações aqui em nosso site.
Fonte: Spaceweather / NOAA
Imagens: SOHO / NASA / Spaceweather
08/07/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
poderá afetar em alguma coisa aqui na terra??
ResponderExcluirGrandes explosões solares podem causar Ejeções de Massa Coronal (EMC), que quando dirigidas para a Terra, podem afetar os satélites, astronautas em órbita e até mesmo a nossa tecnologia do dia-a-dia. Por isso que existem os sistemas de monitoramento da atividade solar, porque assim, podemos desligar temporariamente tudo aquilo que poderia ser afetado, e assim, evitar danos bilionários. Com relação aos seres-humanos e à toda vida terrestre, não precisamos nos preocupar.... ao menos não diretamente, afinal, as explosões solares e as EMCs sempre aconteceram, e continuará assim... faz parte da atividade solar.
ExcluirUm grande abraço, e bons céus!
?
ResponderExcluir