Os primeiros resultados dos três satélites Swarm da Agência Espacial Europeia (ESA) revelam as mais recentes mudanças no campo magnético que protege o nosso planeta.
Lançado em novembro de 2013, Swarm está fornecendo informações sem precedentes sobre o complexo funcionamento do campo magnético da Terra, o que nos protege da radiação cósmica e das partículas carregadas que nos bombardeiam diariamente.
- Colisão com a Terra: Cometas são mais ou menos perigosos do que os asteróides?
- Descoberto um acelerador cósmico acima da Terra
- Notícias sobre Astronomia
Medições feitas ao longo dos últimos seis meses confirmam a tendência geral de enfraquecimento do campo magnético da Terra, com as quedas mais dramáticas sobre o Hemisfério Ocidental. Já em outras áreas, como a região sul do Oceano Índico, o campo magnético tem se fortalecido.
As últimas medições confirmam também o movimento do polo norte magnético para a Sibéria.
Estas modificações são baseadas nos sinais magnéticos provenientes do núcleo da Terra. Nos próximos meses, os cientistas vão analisar os dados sobre os grandes contribuidores do campo magnético terrestre, como o manto, a crosta, os oceanos, a ionosfera e a magnetosfera.
O campo magnético é fraco por aqui
Dados de junho de 2014 mostram intensidade do campo magnético da superfície da Terra.
Créditos: ESA / DTU Space
Créditos: ESA / DTU Space
A região do Brasil que é mostrada em azul no mapa, representa a Anomalia do Atlântico Sul (AMAS). Essa anomalia ocorre devido a uma depressão ou achatamento nas linhas do campo magnético da Terra acima dessa região. A AMAS foi descoberta em 1958, e sofre alterações frequentemente.
Por conta do campo magnético ser mais fraco na região em azul (acima do Brasil), partículas carregadas se aproximam mais da alta atmosfera dessa região, e por conta disso, os níveis de radiação são mais elevados nesse perímetro.
Na superfície os efeitos são insignificantes, segundo os cientistas. Já em grandes altitudes, a Anomalia do Atlântico Sul causa efeitos radioativos em satélites e espaçonaves.
Satélites Swarm (conhecidos como constelação Swarm) orbitando a Terra.
Créditos: ESA / AOES Medialab
Créditos: ESA / AOES Medialab
Os satélites que passam acima do Brasil, principalmente acima da região sudeste do país, enfrentam fortes rajadas de radiação cósmica, e por isso, necessitam de proteções especiais.
Conclusão
Esses estudos deverão proporcionar uma nova visão sobre muitos processos naturais, desde aqueles que ocorrem dentro do nosso planeta até a meteorologia espacial, que é desencadeada pela atividade solar. Tudo isso deverá produzir uma melhor compreensão das causas do enfraquecimento do campo magnético da Terra.
Os primeiros resultados desse estudo foram apresentados no Terceiro Encontro de Ciências do Swarm, em Copenhague, Dinamarca.
Fonte: ESA / Swarm
Imagens: ESA / ATG Medialab / DTU Space
14/07/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Ai da Mitologia que não acordar para o giro da bussola magnética!
ResponderExcluirAi do Deus que não voltar a escrever...
Ai da Filosofia que não tratar do Além de Bem & Mal...
kkkkkkkkkk entendi a referencia
ExcluirE os caras passaram por essa radiaçao toda de boa em 69.........
ResponderExcluirPor isso eles usaram aquele roupão especial...
Excluiré a globalização que esta acabando com o hemisfério sul, só sobra CUBA, o único isolado.
ResponderExcluirO Assoalho oceânico é um registro das mudanças no campo magnético da Terra, sempre ocorreu mudança e sempre ocorrerá!
ResponderExcluirCulpa da Dilma ,logo o Brasil pega fogo .
ResponderExcluirCulpa da Dilma ,logo o Brasil pega fogo .
ResponderExcluirBom dia amigos elas estão certo .mas o que esta provocando isso .com tantas naves estra terrestre lançando raios no centro da terra e muitas experiencias que os humanos estão fazendo com armas perto do núcleo terrestre isso muda mesmo .o problema e como isso vai mexer com o clima do planeta e com aqueles que mora nele .......??????????????????????????
ResponderExcluirtem algum jeito de aumentar o campo magnetico ???
ResponderExcluirTem sim. Vai lá embaixo e empurra o núcleo da Terra até girar forte o suficiente pra aumentar o campo magnético.
ExcluirDetalhe , nosso Brasil é campeão no numero de casos de cancer de pele, liderando o ranking em primeiro lugar ,e , engraçado,sobre isso ninguem comenta ou quer falar,acho que em Brasília eles , os políticos ,não tem tempo para discutir estas questões com esta, de suma importãncia para a saúde da população....isso me enoja .E se ao invés de olimpíadas fúteis investíssemos esse dinheiro em fábricas de protetores solares de baixo custo para geração de empregos ? é só uma idéia...
ResponderExcluirdeve ser por issoq a internet do brasil é uma bosta
ResponderExcluirisso ai é esse povo de agartha...
ResponderExcluirCoisas antigas que nós sentimos hoje ao nos expor ao sol, não é mesmo? E cada vez mais intenso.
ResponderExcluirOs alienígenas ferraram mesmo com o Brasil, vai vê que já conhecia o tipo de povinho que ia habitar essas terras.
ResponderExcluir