A Rússia enviou no último dia 18 de julho um grupo de animais vivos, sementes de plantas e materiais de amostra para o espaço a bordo de um satélite russo. A missão deve durar dois meses, e irá estudar a interação da biologia em microgravidade.
O foguete foi lançado a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 20h50 UTC. A cápsula espacial Foton M4 foi colocada em órbita 10 minutos após o lançamento. A Agência Espacial Federal Russa, ou Roscosmos, declarou em seu site que o lançamento ocorreu com sucesso.
- 'EUA deveriam enviar seus astronautas à Estação Espacial usando trampolim', comenta oficial russo
- 100 milhões de planetas poderiam abrigar vida complexa na Via Láctea
- Busca por vida extraterrestre ganha força com nova ferramente de busca por metano
Quando a missão for concluída, após os 60 dias previstos, a sonda irá quebrar e sua cápsula de pouso esférica (equipada com um escudo térmico) e voltará à Terra com uma aterragem por pára-quedas, na Rússia.
O projeto da cápsula de reentrada é baseado na nave espacial Vostok que levou Yuri Gagarin em órbita em 1961, no primeiro vôo espacial humano.
O habitat das lagartixas na Terra, antes do lançamento.
Créditos: Roscosmos
Créditos: Roscosmos
De acordo com informações publicadas no site da Roscosmos, a nave espacial Foton M4 transporta quase 1.900 quilos de hardware de pesquisa dentro e fora da cápsula.
Lagartixas e sementes de plantas estão dentro da capsula espacial pressurizada Foton M4.
Pesquisadores vão monitorar os efeitos da microgravidade sobre as lagartixas adultas, incluindo o seu comportamento sexual e o desenvolvimento embrionário, de acordo com a Roscosmos. Os cientistas terão uma gravação de vídeo contínua do habitat das lagartixas a bordo da nave espacial.
Sementes secas e ovos de animais também estão dentro da cápsula espacial, e serão estudados para determinar sua resposta à radiação cósmica. O satélite carrega ainda vários experimentos para pesquisas com micróbios.
A missão Foton M4 carrega vários instrumentos para prolongar a duração do seu vôo, incluindo painéis solares para gerar energia elétrica e um novo módulo de propulsão para ajustar sua altitude.
A Roscosmos informou que a cápsula deverá pousar no sul da Rússia, e o retorno está previsto para setembro.
Fonte: Space
Imagens: Roscosmos
22/07/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
"O foguete foi lançado a parir do Cosmódromo de Baikonur"
ResponderExcluirA parir? lol
Desculpe pelo erro. Que falta que faz um "t"... lol
ExcluirJá foi corrigido. Obrigado Gabriel! Abraços!
Engraçado. .. ontem fez 45 anos da primeira nave espacial tripulada pousou na lua e hoje os antigos rivais (U.R.S.S) não perderam tempo e já lançam um novo plano de vôo espacial..
ResponderExcluirE no que deram as pesquisas? Já divulgaram informações?
ResponderExcluir