A Terra está prestes a ter um encontro muito próximo com um asteróide recém descoberto. No próximo domingo, dia 7 de setembro, uma rocha espacial do tamanho de um prédio de 7 andares vai passar mais próxima da Terra do que alguns satélites geoestacionários.
O asteróide 2014 RC pode colidir com a Terra no dia 7 de setembro?
Segundo a NASA, não há motivos para temer essa aproximação, uma vez que não há risco de colisão com o nosso planeta.
Quando vai acontecer o encontro do asteróide 2014 RC com a Terra? Qual será a proximidade?
O asteróide 2014 RC passará quase raspando na Terra às 15h18 desse domingo (dia 7 de setembro), quando sobrevoará a região da Nova Zelândia a apenas 36.000 quilômetros da superfície terrestre, ou seja, mais próximo do que os satélites meteorológicos. Segundo comunicado da NASA, essa distância é 10 vezes menor do que a da Lua.
Órbita e aproximação do asteróide 2014 RC com a Terra. Créditos: NASA / JPL-Caltech
O asteróide 2014 RC foi descoberto no dia 31 de agosto pelo Catalina Sky Survey perto de Tucson, EUA, e detectado de forma independente na noite seguinte pelo Telescópio Pan-STARRS, localizado no cume do monte Haleakala, no Hawaii.
Cobertura AO VIVO
Você poderá assistir aqui em nosso site a cobertura ao vivo do asteróide 2014 RC e sua passagem próxima da Terra neste sábado. Apesar de sua eminente passagem, o asteróide não poderá ser visto a olho nu quando se aproximar da Terra no domingo, mas se o tempo permitir, astrônomos amadores poderão ter um vislumbre da rocha espacial em movimento rápido através de telescópios, segundo a NASA.
No momento de maior aproximação com a Terra, o asteroide 2014 RC chegará a apenas 36.000 quilômetros da superfície terrestre.
Teremos duas transmissões ao vivo que mostrarão imagens em tempo real feitas a partir de telescópios terrestres. As transmissões serão feitas pelo projeto Slooh e pelo Virtual Telescope nesse sábado, dia 6, e estarão disponíveis logo abaixo, nos horários informados. Não perca!
Curta nossa página no Facebook!
Transmissão Slooh
Data: 06 de setembro
Horário: 23h00 pelo horário de Brasília (02h00 UTC do dia 7)
Transmissão Virtual Telescope (reprise)
O evento ocorreu no dia 06 de setembro às 19h00 pelo horário de Brasília
O asteróide não representa uma ameaça para os satélites que orbitam a Terra, e devido dua grande proximidade, a rocha espacial dará aos cientistas uma oportunidade magnífica para aprender mais sobre esses corpos, de acordo com a NASA.
Esse asteróide poderá colidir com a Terra no futuro?
Até onde se sabe não. Funcionários da Nasa também calcularam 2.014 possíveis órbitas do asteróide 2014 RC para ver se o objeto próximo da Terra pode representar uma ameaça para o nosso planeta no futuro.
"Mesmo não colidindo com a Terra nesse domingo, dia 7, o asteroide 2014 RC terá sua órbita alterada por conta do campo gravitacional do nosso planeta, o que fará com que ele retorne à nossa vizinhança no futuro", disseram representantes da NASA em um comunicado. "O trajeto futuro desse asteroide será acompanhado de perto, mas até o momento, nenhuma ameaça foi identificada".
Os cientistas já descobriram mais de 10 mil objetos próximos da Terra.
Fonte: Space / NASA
04/09/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.