Não tem sido nada fácil os últimos meses lunares para a sonda chinesa Yutu, que teria tido problemas no posicionamento de seus painéis solares para explorar a superfície lunar, o que ocorreu em março desse ano.
Apesar dos meses difíceis, relatórios estão surgindo, e segundo eles, a sonda chinesa ainda está viva! Junto com esses relatórios, um novo panorama foi lançado para o Festival da Lua no país.
A câmera de alta-resolução da sonda Yutu registrou 53 imagens que criaram a bela visão panorâmica da superfície da Lua.
Como você pode ver no vídeo acima, o novo panorama mostra o pousador Chang'e-3 e a trilha percorrida por Yutu no Mare Imbrium (Mar das Chuvas).
A dupla pousou na Lua no dia 14 de dezembro de 2013, quando a sonda Yutu de seis rodas se locomoveu sobre a superfície lunar cerca de sete horas após sua aterrissagem.
O ato foi saudado como um grande feito para a China, que é o terceiro país a fazer um pouso suave na Lua após a União Soviética e os Estados Unidos. Yutu também foi o primeiro a pousar na Lua em mais de uma geração, diferente da maioria dos prograas lunares que têm se concentrado em sondas orbitais, como é o caso da Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA, que continua em operação.
- A Terra tem duas luas?
- Qual é o cheiro da Lua? Astronautas descrevem o curioso aroma lunar
- Primeira casa na Lua pode existir em 2015
De acordo com a conta do Twitter UHF Satcom, que opera a sonda Yutu, os sinais foram recebidos com uma ótima intensidade no último dia 7 de setembro, mas por outro lado, o pousador Chang'e 3 não deu nenhum sinal de vida.
Apesar de ter enfrentado problemas técnicos e temperaturas extremas, a sonda Yutu mostra que os chineses fizeram um excelente trabalho, afinal, os planos da missão era de que a exploração ocorreria por apenas 3 meses, mas ao que tudo indica, a sonda está resistindo mais de 5 meses após a data informada pelos especialistas.
Fonte: Universetoday
Imagens: CNSA / CCTV
11/09/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário