Todos os dias somos bombardeados por novos estudos, descobertas e pesquisas sobre o Universo. Exoplanetas são identificados, atmosferas são detectadas, buracos negros são desmistificados... Tudo parece simples, mas pra que todos esses estudos andem a passos largos, existem equipamentos essenciais por trás, ou melhor, à frente de tantas observações.
Enormes telescópios estão constantemente apontados para o céu, a fim de explorar o Universo de várias maneiras, seja através da luz visível, por emissões de rádio ou de raios-x. Com tantas descobertas, acabamos esquecendo quem são os verdadeiros responsáveis por todo esse avanço.
- Começa a construção do E-ELT, o maior telescópio do mundo
- Telescópio da NASA fotografa supernova na galáxia M82
- Telescópio Hubble observa uma rara desintegração de asteróide
Um incrível vídeo em time-lapse feito por Jan Hattenbach, mostra os telescópios de observatórios que são primordiais na investigação do cosmos. Hattenbach passou os últimos três anos registrando vídeos em vários observatórios espalhados pelo mundo, mostrando time-lapses da Via Láctea e de outros objetos celestes em locais sem iluminações artificiais, longe de cidades e preferencialmente em regiões de clima seco, que são os melhores locais para observações do céu noturno!
"Os vídeos em time-lapse mostram a nossa experiência visual nesses lugares que são os melhores do mundo para observações astronômicas e astrofotografias", comenta Hattenbach. "Se você tiver a oportunidade de passar uma noite em um desses observatórios, considere-se uma pessoa muito, muito sortuda!".
Esse vídeo nos mostra alguns dos maiores e mais importantes telescópios do mundo, de uma maneira (e com um fundo musical) surreal. Grande parte das notícias astronômicas que surgem diariamente são descobertas e exploradas por esses enormes instrumentos, que investigam e estudam algo ainda muito maior: o nosso magnífico Universo!
Fonte: Universetoday / Vimeo / Jan Hattenbach
Imagens: ESO / Jan Hattenbach
17/09/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Emoção muito forte ao ver nossa galáxia :'(
ResponderExcluirMinha casa, meu lar <3 <3
Muito louco! A vista da via lactea, sem palavras... Fora as chuvas de meteoros e os aglomerados bem visíveis. Em 2:50 min aparece as pleiades à direita bem nítido. Show!
ResponderExcluir