Uma descoberta surpreendente foi revelada através de estudos e dados obtidos pela missão Cassini, que revelou recentemente que o ar nos polos de Titã pode ser muito mais frio do que se pensava. e que além disso, uma gigantesca nuvem em Titã (aproximadamente do tamanho do Egito) é composta por cianeto tóxico.
A grande nuvem em Titã havia sido observada pela primeira vez em 2012, pela sonda Cassini, e agora surpreendentemente foi descoberto que ela está localizada em uma altíssima altitude de aproximadamente 300 quilômetros. Cianeto de hidrogênio se condensa em Titã a uma altitude de 80 quilômetros, portanto, a estranha nuvem é composta por cianeto de hidrogênio congelado.
- Lua de Júpiter Io produz erupções vulcânicas cataclísmicas
- Os 6 lugares mais prováveis de abrigar vida em nosso Sistema Solar
- Exoplaneta recém descoberto tem 'Ano Novo' todos os dias
O cianeto (ou cianureto) de hidrogênio é um composto extremamente volátil. Misturado com a água, produz se o tal ácido cianídrico. O cianeto tem um forte cheiro de amêndoas amargas, e é encontrado em algumas plantas, como a mandioca, como também em alguns caroços de algumas frutas, como a maçãs, pêssegos e cerejas, mas claro, em baixíssimas quantidades.
O cianeto pode ser considerado venenoso à vários seres-vivos, em especial aos humanos, uma vez que bloqueia a recepção de oxigênio do sangue, o que pode causar morte por sufocamento.
Imagem feita pela sonda Cassini em junho de 2012 mostra a grande
nuvem de Titã. A nuvem é composta por cianeto tóxico, revelaram
novos estudos. Créditos: NASA / JPL-Caltech
nuvem de Titã. A nuvem é composta por cianeto tóxico, revelaram
novos estudos. Créditos: NASA / JPL-Caltech
As nuvens de cianeto de hidrogênio congelado encontradas em Titã poderiam produzir chuvas ácidas azuis, conhecidas como "blauwzuur", que é altamente tóxica para algumas formas de vida.
Titã é a única lua do Sistema Solar com estações, nuvens e atmosfera parecidas com as da Terra. Porém, cada uma de suas estações dura cerca de 7 anos ao invés dos 3 meses da Terra. Cientistas e pesquisadores acreditam que existe a possibilidade de haver vida em Titã, afinal essa enigmática lua de Saturno possui características muito parecidas com aquelas que encontraríamos na Terra primitiva. Se não existe vida em Titã, ao menos há uma grande chance de que ela venha a se desenvolver no futuro.
Fonte: NASA
Imagens: NASA / JPL-Caltech
13/10/14
13/10/14
Além de fascinante as nuvens Eu vejo as nuvens tóxica como mais um atrativo pra explorar titã A chuva que esta nuvem deve causar deve ser um espetáculo.
ResponderExcluir٩(•̮̮̃•̃)۶ ٩(-̮̮̃-̃)۶ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ٩(͡๏̯͡๏)۶
٩(-̮̮̃•̃)۶
Realmente! Deve ser um lugar agradabilíssimo para passar umas férias. rsrs
ExcluirLevar macacos e outros animais pra la e fazer testes hahahahhaa
ResponderExcluirq tal levar vc e sua família pra fazer testes 1 seu lixo.....
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluir