Graças à onipresença das câmeras de vídeo montadas nos painéis dos carros na Rússia, um novo objeto luminoso foi avistado cruzando o céu da Sibéria. Ao que tudo indica, seria mais um meteoro sobre a Rússia, mas dessa vez, seu efeito foi diferente de outros rastros avistados, como o famoso meteoro de Chelyabinsk. A passagem desse curioso rastro luminoso foi observada na noite do último sábado, dia 27 de setembro, como mostra no vídeo abaixo:
O vídeo acima compartilhado pelo site RT mostra o objeto riscando o céu rumo ao horizonte ocidental sobre a região de Kemerovo, na Sibéria. Ela era tão luminoso que mesmo com o brilho dos faróis dos carros que percorriam o sentido contrário era possível enxergá-lo com facilidade.
- Estamos finalmente nos preparando para uma colisão de asteróide
- Riscos de impactos de asteroides com a Terra pode ser 10 vezes maior do que se pensava
- Outra bola de fogo cruza o céu da Rússia - um eco de Chelyabinsk?
Seriam detritos espaciais? Reentrada de lixo espacial? Até o momento não há detalhes do que de fato era aquele objeto ou que gerou o possível meteoro. Pelo que pudemos observar no vídeo, ele não queimou repentinamente como um bólido (bola de fogo) e também não explodiu como o meteoro de Chelyabinsk, ocorrido em fevereiro de 2013.
Também não foi possível identificar qualquer onda de choque ou barulho proveniente de uma explosão. Aliás, seria muito improvável ter restado algum detrito do objeto original que ainda pudesse atingir o solo.
E você, o que acha? Seria mais um meteoro ou algum outro detrito (ou lixo) espacial?
Fonte: RT
01/10/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário