Autoridades norte-americanas começaram a investigar por que a nave espacial Virgin Galactic SpaceshipTwo caiu sobre deserto de Mojave, na Califórnia em um vôo de teste. O acidente ocorreu no último dia 31 de outubro.
O Chefe da Virgin Galactic, Sir Richard Branson, disse que estava "determinado a descobrir o que deu errado" e aprender com a tragédia. O co-piloto Michael Alsbury, 39 anos, morreu quando a SpaceShipTwo explodiu logo após a decolagem na sexta-feira. A polícia local disse que Peter Siebold, o piloto que sobreviveu ao acidente, sofreu "lesões moderadas e graves".
No último dia 28 de outubro, uma outra catástrofe ocorreu logo após o lançamento do foguete Antares. Este é o segundo grave acidente ocorrido em menos de uma semana, o que prejudica seriamente a indústria de voos espaciais.
Os dois pilotos do vôo de teste da sexta-feira, Michael Alsbury e Peter Siebold, trabalharam para a Scale Composites, a empresa aeroespacial situada em Mojave, que constrói e testa a nave espacial SpaceShipTwo da Virgin Galactic.
A investigação está sendo feita pela empresa National Transportation Safety Board (NTSB), que chegou no deserto de Mojave nesse sábado, dia 1 de novembro. O presidente da NTSB em exercício, Christopher Hart disse que a equipe permanecerá no local do acidente por 4 ou 7 dias, mas acrescentou que a investigação completa pode durar até 12 meses para ser concluída.
Equipe da NTSB em meio a investigações d causa do acidente com a nave espacial da empresa Virin Galactic.
Créditos: NBC / divulgação
Créditos: NBC / divulgação
O fundador do grupo Virgin Galactic, Sir Richard, disse que "ninguém pode subestimar os riscos envolvidos em viagens espaciais". Sua empresa estava prestes a entrar no mercado de vôos suborbitais em 2015, e já possuía mais de 700 reservas custando cerca de 250 mil dólares cada, sendo que o fundador se comprometeu a viajar no primeiro vôo.
"Devemos descobrir através dos nossos pilotos de teste o que deu errado, e se possível, superá-lo, assim, temos a certeza de que o sonho continua vivo", acrescentou Sir Richard.
A empresa Virgin Galactic é uma companhia britânica de voo espacial, com planos de oferecer vôos espaciais suborbitais para turistas espaciais, lançamentos suborbitais para missões científicas e lançamentos de pequenos satélites.
03/11/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.