Radiotelescópios irão irradiar dezenas de milhares de mensagens para o planeta Marte nessa sexta-feira, dia 28 de novembro. O evento é parte da celebração do 50° aniversário da exploração do Planeta Vermelho.
No dia 28 de novembro de 1964, a NASA lançou a sonda Mariner 4, que, após sete meses realizou um sobrevôo histórico em Marte, e enviou as primeiras fotos detalhadas de outro planeta já feitas no espaço profundo. A Mariner 4 capturou imagens de um mundo seco e desolado, destruindo as esperanças de algumas pessoas que viam o Planeta Vermelho como uma morada potencial para a vida existente.
- Água salgada pode estar fluindo na superfície de Marte
- Estranha luz em Marte já tem explicação, dizem cientistas da NASA
- Sonda Curiosity olha para o céu, e observa a passagem das belas nuvens marcianas
Para marcar o aniversário, a empresa Uwingu enviará cerca de 90.000 nomes, mensagens e imagens na velocidade da luz para o Planeta Vermelho, como parte da missão "Beam me to Mars". Como foi divulgado aqui mesmo em nosso site [veja aqui], internautas de qualquer parte do mundo puderam participar. Com valor entre 5 dólares (para enviar nomes) e 99 dólares (para enviar uma longa mensagem com imagem), a inscrições ocorreram do dia 19 de agosto a 5 de novembro.
Apesar de não haver nenhum equipamento que irá receber as mensagens em Marte (ou seja, elas acabarão sendo perdidas no espaço) uma série de celebridades e grandes nomes da comunidade espacial contribuiu com o projeto, incluindo o ator George Takei (Sr. Sulu de Star Trek), o ex-comandante da Estação Espacial Internacional Chris Hadfield, entre outros.
Créditos: Uwingu
O parceiro de transmissão da Uwingu, a empresa Universal Space Network, fará a emissão dos arquivos para o Planeta Vermelho na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro às 17h00 BRT (sem contar com horário de verão[20h00 UTC]). O envio será feito a uma taxa de 1 milhão de bits por segundo, que chegarão ao Planeta Vermelho após uma viagem no espaço profundo que terá duração de 15 minutos.
Todo o dinheiro da promoção que foi arrecadado pela Uwingu deverá ser usado para financiar a ciência e exploração espacial, bem como para a educação, disseram representantes da empresa. Além disso, uma cópia de todas as mensagens enviadas para Marte será entregue na sede do Congresso estadunidense e na sede das Nações Unidas em Nova York.
A Uwingu também possui outros projetos, como a nomeação das crateras em Marte, onde os participantes podem ajudar na criação de um grande mapa do Planeta Vermelho, nomeando pequenas e grandes crateras [saiba mais]. Não deixe também de visitar o site oficial do Projeto Uwingu.
Fonte: Space / Uwingu
Imagens: (capa-ilustração) / Uwingu
26/11/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário