A New Horizons está programada para sair de sua hibernação de 99 dias no próximo dia 06 de dezembro, em seguida, ela deve se preparar para um encontro de seis meses com Plutão, e o primeiro sobrevôo rasante já feito no misterioso planeta anão. O grande encontro deve acontecer no dia 14 de julho de 2015.
A sonda New Horizons está viajando pelo espaço profundo a 4800 milhões de quilômetros da Terra, e assim que acordar, começam os preparativos para fazer história.
- Descoberta de novo planeta anão sugere existência do Planeta X
- Astrônomos encontram evidências de dois novos planetas em nosso Sistema Solar
- Plutão pode ter oceanos profundos e falhas tectônicas
Lançada em janeiro de 2006, a espaçonave passou cerca de dois terços de sua viagem apenas "dormindo", ao longo de 18 períodos de hibernação separados, que variavam entre 36 e 202 dias de duração. Manter a sonda nesse estado de baixa energia, reduz o desgaste de seus componentes eletrônicos, e aumenta as chances da missão ser bem sucedida. Sua última hibernação teve início no dia 29 de agosto desse ano, e no início de dezembro, quando ela acordar, a equipe da missão deve verificar seus sistemas operacionais, elaborar e testar as sequências de comandos que irão orientá-la em seu sobrevôo histórico em Plutão e suas cinco luas conhecidas.
Ilustração artística mostra a sonda New Horizons e o sistema
do planeta anão Plutão. Créditos: Johns Hopkins University / Applied Physics
Lab / Southwest Research Institute
Clique na imagem para ampliar
do planeta anão Plutão. Créditos: Johns Hopkins University / Applied Physics
Lab / Southwest Research Institute
Clique na imagem para ampliar
O encontro com Plutão começa tecnicamente no dia 15 de janeiro de 2015, e ao longo dos próximos seis meses, a sonda utilizará sete diferentes instrumentos científicos para estudar a geologia, a topografia, mapear as composições de superfície, as temperaturas e estudar a atmosfera de Plutão e de sua maior lua, Charon. A sonda deverá ainda procurar luas e anéis no sistema do planeta anão, entre outras coisas, disseram membros da equipe.
A missão de 700 milhões de dólares ajudará a desvendar os mistérios de Plutão, que desde sua descoberta em 1930 vem intrigando os cientistas, principalmente por ser um mundo pequeno, escuro e distante, o que dificulta suas observações. Plutão orbita o Sol a uma distância de 5.870 milhões de quilômetros, ou seja, mais de 39 vezes a distância da Terra com o Sol.
O despertar da sonda New Horizons no próximo dia 6 de dezembro simboliza o fim de um cruzeiro no espaço profundo, e o início de uma exploração histórica do Sistema Solar.
Após o sobrevôo em Plutão, a sonda New Horizons ainda terá uma missão extra: mapear e estudar alguns detalhes do intrigante Cinturão de Kuiper, um anel de corpos gelados localizado além da órbita de Netuno, o que poderá revelar detalhes que, até agora, são completamente desconhecidos por nós.
Fonte: Space / NASA
Imagens: Johns Hopkins University / Applied Physics Laboratory / Southwest Research Institute / NASA
25/11/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Espero que essa sonda encontre novas luas ��
ResponderExcluirRealmente Maiko, há uma boa chance de que isso aconteça! Vamos torcer! Abraços!
ExcluirSe a existir uma lua e esta estiver no caminho da sonda? Isso, deve ter sido pensado, não?
ResponderExcluirEu estou esperando ansiosamente pelo encontro com Plutão. Não vejo a hora! :D Que interessante, a sonda ainda vai estudar o Cinturão de Kuiper. Quanta demora! xD
ResponderExcluir