Como seria se pudéssemos ter o melhor de dois mundos em um único lugar?! Quando pensamos em um belo céu cheio de estrelas, com certeza uma cidade cheia de arranha-céus não estará inclusa em nossa visão... ao mesmo tempo que quando lembramos de grandes cidades como Nova York e São Paulo, a última coisa que esperamos ver é a Via Láctea.
Mas e se fosse possível ter as duas experiência ao mesmo tempo? Como seria ver um céu escuro e estrelado em uma cidade cuja vida noturna não para nem por um segundo? Foi pensando nisso que o astrofotógrafo Sergio Garcia Rill decidiu criar uma simulação em time-lapse, que ganhou o título de "Urban Nightscapes".
- Aprenda a fotografar o céu noturno mesmo com muita poluição luminosa
- Quantas estrelas podemos ver no céu?
- Confira as astrofotografias finalistas do concurso do Royal Observatory de 2014
"Eu faço astrofotografias há alguns anos, mas devido a poluição luminosa das grandes cidades, eu sou obrigado a viajar por horas até chegar em algum local que seja possível observar um céu escuro e estrelado de verdade", comenta Sergio. "Foi quando tive a idéia de combinar a visão de um belo céu estrelado e de uma grande cidade ao mesmo tempo, e assim nasceu a série Urban Nightscapes".
Seu primeiro vídeo inclui cidades do Texas como Houston, Dallas, Austin e San Antonio. E ele deixa claro que suas produções estão em fase de testes. Bom, até que ele é modesto... imagine se fossem imagens profissionais então hein Sergio?!
Mas como todos nós sabemos, devemos escolher entre um céu estrelado e uma cidade iluminada, afinal de contas, as duas coisas não se combinam, a não ser nesse incrível vídeo, claro!
"As estrelas foram adicionados através de manipulações digitais, e devemos nos lembrar que não é assim que vemos os céus dessas cidades", esclarece Sergio. "Eu fiz o maior esforço para tentar simular como seria o céu sem poluição luminosa, mas sei que sem as manipulações digitais, vídeos como esse são (pelo menos até o momento) impossíveis de serem gravados.
Se você gostou do trabalho do astrofotógrafo Sergio Garcia Rill, não deixe de visitar seu site oficial (clique aqui).
Fonte: Universetoday / Sergio Garcia Rill
Imagens: Sergio Garcia Rill
28/11/14
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
magnifica
ResponderExcluirmaravilhoso, é só olhar para o céu e apreciar, é gratuito.....
ResponderExcluirBem loko
ResponderExcluirEu já observei a Via Láctea e já fotografei a mesma, em várias cidades do Sertão da Paraíba, o tamanho está meio exagerado (grande demais) e o brilho das estrelas está meio forçado, todavia está próximo da realidade, eu já tive o privilegio de ver a via Láctea diversas vezes e posso dizer que é um espetáculo sem igual uma maravilha que Deus criou, sou astrofotografo.
ResponderExcluir