Um grande asteróide, designado 2004 BL86 (357439) passará perto da Terra no próximo dia 26 de janeiro, a uma distância de aproximadamente 3 vezes a da Lua. De acordo com sua luminosidade refletida, astrônomos estimam que esse asteróide tenha entre 400 e 900 metros de diâmetro.
Órbita do asteróide 2004 BL86 mostra sua posição no dia 19 de janeiro de 2015,
uma semana antes de sua máxima aproximação. Créditos: NASA / JPL-Caltech
uma semana antes de sua máxima aproximação. Créditos: NASA / JPL-Caltech
Se levarmos em conta seu grande tamanho, o asteróide 2004 BL86 será a maior rocha espacial de seu tipo que fará a maior aproximação com a Terra até o ano de 2027, quando o asteróide de aproximadamente 1.3 km, chamado de 1999 AN10 irá nos visitar, e deverá chegar a uma distância de apenas 390 mil km da Terra, o que é a distância média entre a Terra e a Lua. Mas claro que até o ano de 2027 os especialistas poderão descobrir outras rochas espaciais que passarão mais próximas do que essa.
Esse asteróide vai colidir com a Terra no dia 26 de janeiro?
Apesar de sua classificação intimidadora (Objeto Potencialmente Perigoso), este asteróide não representa um perigo para a Terra. Asteróides e cometas são classificados como Objetos Potencialmente Perigosos quando sua órbita faz com que ele se aproxime significativamente da Terra, e se o seu tamanho é grande o suficiente para causar danos consideráveis ao nosso planeta no caso de um possível impacto, e nesse caso, o asteróide 2004 BL86 preenche ambos requisitos.
De qualquer maneira, não há razão para se preocupar, uma vez que ele passará a uma distância 3 vezes superior a distância da Lua. Além de que, esse é apenas um dentre milhares de Asteróides Potencialmente Perigosos, como mostra na imagem abaixo:
Ilustração mostra a órbita dos Objetos Potencialmente Perigosos, atualizada em 2013.
Créditos: NASA / JPL
Créditos: NASA / JPL
O asteróide 2004 BL86 foi descoberto no dia 30 janeiro de 2004 pelo LINEAR, projeto de pesquisas de asteróides próximos da Terra.
No dia 26 de janeiro de 2015, o Observatório Goldstone Deep Space Network, localizado no deserto de Mojave, na Califórnia, irá acompanhar a máxima aproximação do asteróide 2004 BL86, que deverá acontecer às 16h20 UTC, de acordo com especialistas.
Fonte: NASA
Imagens: NASA / JPL
15/01/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Aiiiiiiii.... manhêêêê!
ResponderExcluirDaqui a 65 milhões de anos, nossos descendentes encontrarão fósseis de humanóides (ex-nós) e no ano
65 002 014 um tal de Spielberg fará o filme "Parque dos Humanos", onde criaturas horrendas, cheias de ganância por cartões de créditos, antipatia por escolas e livros, cinco dedos nas mãos... (Ops, no Brasil, algumas terão 4...), loucas por armações de lata de metal com quatro rodas serão alimentadas por turistas com MacDonalds, pizza 4 queijos e pipocas de microondas. Estes seres causarão terror em uma ilhota no Atlântico conhecida por "Ilha da Madeira", onde o diretor da ilha fugirá a nado com o lapisinho atrás da orelha e a caderneta de apontamentos no bolso esquerdo, pá!
Gostei da historinha. kkkkkkk
ExcluirQue viagem kkkkkk
ExcluirNão é tão assustador esse asteróide
ResponderExcluirUm verdadeiro pimball gigante é esse universo !!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkk tive que rir da historinha kkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirPodia bater aqui,iria ser massa demais !
ResponderExcluirlegal fera to em 2016 faladno que essa merda n caiu
ResponderExcluir