O planeta Saturno pode até ser o Senhor do Anéis do Sistema Solar, mas seu titulo certamente não tem o mesmo poder se considerarmos todo o Universo. Pelo menos é isso que indicam as evidências de observações feitas pelo programa SuperWASP.
Astrônomo perceberam o escurecimento repetido e prolongado de uma estrela semelhante ao Sol, e segundo interpretações e experiências de observações, isso indica um eclipse passando através de um anel planetário complexo e gigante, semelhante aos anéis de Saturno, porém muito, muito maiores. Além do mais, as diferentes densidades desses anéis implicam a presença de pelo menos uma grande exolua, e talvez mais uma em processo de formação.
- Sonda pode ter observado o nascimento de uma nova lua de Saturno
- Começa a contagem regressiva para Plutão
- A lua de Saturno Mimas pode esconder um oceano de água líquida abaixo de sua superfície
J1407 é uma estrela anã laranja de seqüência principal, localizada a cerca de 116 anos-luz de distância. Ao longo de 57 dias, no ano de 2007, a estrela J1407 foi submetida a uma "complexa série de eclipses", que uma equipe internacional de astrônomos afirma ser o resultado de um sistema de anéis em torno de um exoplaneta, conhecido como J1407b.
"Este planeta é muito maior do que Júpiter ou Saturno, e seu sistema de anéis tem cerca de 200 vezes o tamanho dos anéis de Saturno", disse Eric Mamajek, professor de física e astronomia da Universidade de Rochester, em Nova York. "Podemos imaginá-lo como um super-Saturno".
As observações foram feitas através do programa SuperWASP, que utiliza telescópios terrestres para detectar o escurecimento fraco de estrelas devido o trânsito de exoplanetas.
Confira o vídeo abaixo do modelo feito em computador que mostra a curva de luz da estrela J1407, e a maneira que um exoplaneta é detectado:
Os primeiros estudos sobre J1407b foram publicados em 2012, porém, análises mais profundas estimaram que a quantidade de grandes estruturas de anéis desse exoplaneta é de 37, com um vazio bem definido localizado a cerca de 0,4 UA (61 milhões de km) a partir do super-Saturno, onde pode existir um satélite quase tão grande quanto a Terra, com um período orbital de dois anos.
Os densos anéis de J1407b se estendem por cerca de 180 milhões de quilômetros, e podem ter a mesma massa da Terra.
"Se pudéssemos substituir os anéis de Saturno com os anéis de J1407b, eles seriam facilmente visíveis à noite, e seriam bem maiores do que a Lua Cheia", comenta Matthew Kenworthy do Observatório de Leiden, na Holanda, e principal autor do novo estudo.
Os principais anéis de Saturno têm cerca de 250 mil km de diâmetro.
Créditos: NASA / GSFC
Clique na imagem para ampliar
Créditos: NASA / GSFC
Clique na imagem para ampliar
Estas observações podem revelar o passado de Júpiter e de Saturno, e nos mostrar como seus sistemas de anéis e de satélites foram formados logo no início do Sistema Solar.
"A comunidade de ciência planetária teorizou há décadas que planetas como Júpiter e Saturno teriam, em seus estágios iniciais, discos gigantescos em torno deles, que posteriormente levariam à formação de seus satélites", comenta Mamajek. "No entanto, antes de descobrirmos esse objeto, ninguém tinha visto um sistema desse tipo".
O planeta J1407b tem uma massa de até 40 vezes a de Júpiter, e tecnicamente, poderia ser uma anã marrom.
Outras observações irão analisar outros trânsitos de J1407b, a fim de obter mais detalhes sobre seus anéis e suas características físicas. Felizmente 2017 não está longe!
O relatório da equipe foi aceito para publicação na revista The Astrophysical Journal.
Fonte: Universetoday / University of Rochester
Imagens: (capa-ilustração-Ron Miller) / NASA / JPL-Caltech
29/01/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Muito bonito esse EXOPLANETA... Assim da para estudar mais os Planetas e a origem deles e estudar mas um pouco esses Anéis.
ResponderExcluirMuito bonito esse EXOPLANETA... Assim da para estudar mais os Planetas e a origem deles e estudar mas um pouco esses Anéis.
ResponderExcluirCaracas meu! Desbancou Saturno mesmo.
ResponderExcluirA estrela J1407 fica em qual constelação? Ela fora observada pelo Kepler, antes? A letra "J" é remanescente de qual catálogo estelar? Fazia um tempão que vocês aí não mostravam alguma coisa sobre exoplanetas hein...
ResponderExcluira de Centauros
ExcluirFantástico!
ResponderExcluirEsse gosta de um anel...
ResponderExcluirQue lindo
ResponderExcluirmeu precioso :>
ResponderExcluirEu entendi a referência 🤓
Excluiresse planeta deixa o satuno patetico
ResponderExcluirHumilhou Saturno 😨
ResponderExcluirserá que esse planeta ele tem corrupção
ResponderExcluiro mano se ele for do mesmo tamanho do que Júpiter . imagina como seria os anéis dele kkkkkkkkkkk
ExcluirSó queria saber como que os anéis do "lorde dos anéis" são tão grandes
ResponderExcluir