A mancha solar AR2257 entrou em erupção nesse dia 13 de janeiro, produzindo uma explosão solar de classe M5 às 04h24 UTC. Um pulso de radiação UV extremo ionizou a atmosfera superior da Terra sobre a Austrália e o Oceano Índico.
Marinheiros, navegantes e operadores de rádio dessas regiões notaram um breve apagão de comunicações na frequência inferior a cerca de 10 MHz, segundo a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). A imagem abaixo nos mostra a região afetada.
Créditos: NOAA / SWPC
Ainda não sabemos se essa explosão solar acabou produzindo uma Ejeção de Massa Coronal (EMC), mas mesmo que isso tenha acontecido, a nuvem de plasma provavelmente não afetará a Terra por conta de sua localização distante do centro solar. As imagens desse explosão solar foram registradas por satélites que monitoram o Sol em tempo real. Confira:
Novas explosões solares podem ocorrer a qualquer instante. A mancha solar AR2257 tem um campo magnético "beta-gama-delta" instável, que parece estar prestes a explodir novamente. Meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 40% de explosões solares de classe M e 10% de chance de explosões de classe X para as próximas 48 horas.
A explosão pode vir de outra mancha
Créditos: NASA / NOAA / SDO
Por outro lado, uma outra mancha (ainda maior) está se aproximando do centro solar. A mancha AR2259, que já está praticamente direcionada para a Terra, possui um campo magnético instável, que pode acarretar uma grande explosão solar a qualquer momento. Se essa explosão gerar uma EMC, esta poderá atingir a Terra em cheio, levando em conta sua posição no disco solar.
Acompanhe o monitoramento da atividade solar em tempo real.
Traremos mais informações a qualquer momento.
Imagens: NASA / SDO
14/01/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Xiii... Por enquanto Deus é brasileiro e a vida... é um grande carnaval! Mas quando uma dessas vier na direção dos tupiniquins, a China terá que produzir mais produtos eletrônicos e o Paraguai receberá mais ônibus em Presidente Stroessner.... E as nossas lixeiras, abarrotadas de material reciclável. É Brasil... te prepara...
ResponderExcluir