Na sexta-feira, dia 27 de março de 2015, um asteroide com tamanho significativo passou próximo da Terra, porém a uma distância segura de acordo com a NASA. Outro asteroide de grandes proporções, chamado de 2004 BL86, com cerca de 700 metros, passou próximo da Terra no dia 26 de janeiro do mesmo ano, a uma distância de cerca de 1,3 milhão de quilômetros (cerca de 3 vezes a distância entre a Terra e a Lua).
Mas dessa vez, o asteroide que passou pelas redondezas do nosso planeta foi um pouco maior, e tinha cerca de 740 metros (quase 1 km de diâmetro). Ele atingiu seu ponto mais próximo com a Terra no dia 27 de março, quando passou a uma distância aproximada de 11 vezes a distância entre a Terra e a Lua, de acordo com o programa NEO (Near Earth Objetcs / Objetos Próximos da Terra) da NASA.
Ilustração mostra trajetória do asteroide 2014 YB35 com relação a orbita da Terra.
Créditos: NASA / NEO
Créditos: NASA / NEO
O asteroide intitulado 2014 YB35 viajava a uma velocidade média de 37 mil quilômetros por hora, ou cerca de 10,6 km por segundo, e passou a 4,4 milhões de quilômetros da Terra. Apesar de ser uma distância grande, em termos astronômicos isso é um encontro e tanto, ainda mais se considerarmos o tamanho dessa grande rocha espacial.
O asteroide 2014 YB35 foi descoberto em dezembro de 2014, e deve passar por aqui novamente em 2033, a uma distância menor, de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar de ser considerado um PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso), ele não representa uma ameaça para a Terra. De acordo com dados da NASA e do NEO, existem cerca de 1.500 asteroides nessa mesma classificação.
Fonte: NASA / NEO
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / NEO
29/03/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
mas na materia não diz como encontra-lo
ResponderExcluirHá alguma maneira de localiza-lo no céu para observação ?
ResponderExcluiré a alguma maneira?
ResponderExcluirOlá pessoal! Desculpe-nos por não incluir essa informação na matéria. Mas infelizmente não será possível observar esse asteroide com binóculos ou telescópios comuns. Apenas grandes observatórios, como o Goldstone, nos EUA, consegue detectar esse objeto, isso por conta de sua distância da Terra e de seu tamanho.
ResponderExcluirUm grande abraço!
A que horas?? Ele vai passar
ResponderExcluirisso aconteceu hoje dia 29/03/2015 , digo isso porque eu vi daqui de aracaju-se
ResponderExcluirisso aconteceu hoje dia 29/03/2015 , digo isso porque eu vi daqui de aracaju-se
ResponderExcluir