Diretamente do cantão de Schaffhausen, na Suíça, os nossos parceiros Andreas e Christina relataram o acontecimento de um fenômeno surpreendente. Uma gigantesca bola de fogo rasgou os céus da Europa central no último domingo, e foi vista principalmente a partir da Suíça. O meteoro que cruzou o país por volta das 20h45 (horário local) causou alvoroço entre os moradores, e o fenômeno ocorrido por lá foi muito parecido com o evento de Chelyabinsk, ocorrido em fevereiro de 2013.
Milhares de pessoas testemunharam um impressionante espetáculo natural: a bola de fogo brilhante rasgou o céu de todo o país, e foi seguida de um grande estrondo. "Parecia o som de um trovão, foi muito alto", comentou Ardi Elezi, morador de Dübendorf.
"Nós estávamos no posto de gasolina quando o céu de repente se tornou quase tão brilhante quanto o dia, e ouvimos um barulho ensurdecedor", relata Natascha Benisowitsch, de Zurique. "Soou como um relâmpago, porém muito mais brilhante. Achei até que tinha caído algum avião", completou. Internautas de todo o país relataram o fenômeno, que se mostrou com uma cauda esverdeada e muito, muito brilhante.
Bola de fogo vista na Suíça, no dia 15 de março de 2015.
Créditos: Blick / Clique na imagem para ampliar
Créditos: Blick / Clique na imagem para ampliar
A policia cantonal de Zurique recebeu várias mensagens com pedidos de socorro, pois muitas pessoas acreditavam se tratar de algum acidente aéreo, ou até algo pior. O grande meteoro pôde ser visto até mesmo nos países vizinhos Alemanha e Áustria. O meteoro aparentemente percorreu de sudoeste à noroeste. Um usuários do Twitter que estava viajando na região de Tuttlingen, no sul da Alemanha, postou uma foto do bólido.
Meteoros acontecem quando pequenos fragmentos espaciais entram na atmosfera, e o atrito causado por essa entrada resulta nos riscos brilhantes conhecidos popularmente como "estrelas cadentes". Quando o fragmento tem um tamanho considerável, ele não só cria um rastro no céu, como também gera um grande clarão, e são conhecidos como bólidos ou bolas de fogo.
Um fato interessante é que no dia 10 de março, 5 dias antes, um pequeno asteroide passou muito perto da Terra. Apesar disso, não há evidências ou indícios de que os dois eventos estejam interligados.
Especialistas acreditam que o fragmento responsável pelo fenômeno pode ter sobrevivido a entrada na atmosfera terrestre. Caçadores de meteoritos já estão na região em busca das pedras preciosas, que por ventura, resistiram ao impacto.
Imagens: (capa-ilustração / Richard Cardial / Galeria do Meteorito) / DeNationalTV / Blick
17/03/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário