Charles Messier foi um caçador de cometas do século 18, nascido em Paris, na França. Seu nome foi eternizado nos livros de Astronomia, pois foi ele o responsável pelo famoso e ilustre Catálogo Messier, que é uma lista com 110 objetos do céu profundo. Como ela havia confundido o cometa Halley com uma nebulosa, ele decidiu criar o Catálogo Messier para evitar esse tipo de contratempo, afinal, todos os objetos de seu catálogo poderiam (e podem) ser confundidos com cometas.
Após alguns séculos, o grande Catálogo Messier é utilizado por astrônomos amadores em todo o planeta, e a observação de todos os 110 objetos do catálogo ganhou o nome popular de Maratona Messier. E o mês de março e abril é o período ideal para essa maratona, pois todos os objetos Messier são visíveis ao longo de uma única noite, mas claro, isso se o clima é favorável.
- Quais os tipos de nebulosas que existem?
- Conheça os tipos de galáxias e suas morfologias
- Aprenda a identificar a época do ano apenas olhando para o céu
E pra aproveitar essa grande oportunidade, vamos fazer a famosa Maratona Messier e transmiti-la ao vivo, uma cortesia do Projeto Slooh. O site Galeria do Meteorito é pioneiro em transmissões astronômicas ao vivo, e você poderá acompanhar aqui conosco (gratuitamente) essa grande noite de observações de objetos do céu profundo. A partir de telescópios remotamente operados, vamos observar o máximo de Objetos Messier possível. Conheça nebulosas, galáxias, aglomerados de estrelas e maravilhe-se com a beleza do Universo!
ATUALIZAÇÃO - 15h25
A transmissão ao vivo da Maratona Messier 2015 infelizmente foi cancelada pelo Projeto Slooh, por conta do mal tempo. A transmissão ao vivo estava programada para o dia 02 de abril.
Esse evento poderá ser reinstaurado, e se isso acontecer, publicaremos essa informação em nossos canais (Facebook, Twitter, Google +, etc...) Desculpem pelo transtorno, e desde já agradecemos pela compreensão.
Aprenda como fazer sua própria Maratona Messier
Durante a transmissão ao vivo, teremos dicas (em inglês, mas que serão traduzidas em tempo real em nossa página do Facebook) para nos ajudar a fazer a nossa própria Maratona Messier. Apesar do fato de que telescópios maiores nos dão uma visão mais privilegiada das várias nebulosas, galáxias e aglomerados, todos os objetos do Catálogo Messier podem ser vistos com pequenos telescópios, e grande parte é visível também através de binóculos, o que ajuda na fama de serem os mais famosos e admirados por astrônomos ao redor do mundo.
Créditos: Slooh
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / Galeria do Meteorito
31/03/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Ahan, ok. A dita ocorre nos EUA, Inglaterra, Austrália, Canadá. Pois é... alguém aqui pratica isso? Onde? Em qual região brasileira o céu é mais límpido? E por lá se interessam?
ResponderExcluir