A maioria das teorias de conspiração são conhecidas por todos nós, e dentre centenas (ou quem sabe milhares), uma em particular acaba chamando a atenção de muitas pessoas, e é pra isso que fizemos essa matéria especial, assim você pode, de uma vez por todas, tirar a pulga atrás da orelha. A "teoria" que estamos falando diz que existe um planeta do tamanho da Terra que orbita o Sol mas que está sempre do lado oposto, por isso nunca o enxergamos. Será que é verdade? Estaríamos o tempo todo dividindo nossa órbita com um planeta irmão da Terra, e nunca percebemos?
A resposta curta pra essa pergunta é: não. Isso não existe e é apenas mais uma teoria sem fundamentos. Essa estória poderia render um bom filme de ficção científica, isso não há dúvidas, mas ela dificilmente sairia de Hollywood...
Mas será que pode existir algum outro planeta escondido atrás do Sol o tempo todo? Talvez não do tamanho da Terra, mas quem sabe um menorzinho, tipo Mercúrio... é possível?
Imagem que mostra o suposto planeta "atrás" do Sol, porém,
na verdade isso é um reflexo de fotografia, comum quando
câmeras são apontadas para o Sol. Clique na imagem para ampliar
A resposta curta pra essa pergunta é, novamente... um outro não! Bem, na verdade, seria sim possível isso acontecer, mas não é o caso do nosso Sistema Solar.
Como o Sistema Solar não é feito apenas do Sol e da Terra, todos os outros planetas, desde Mercúrio até Netuno, todos eles influenciam as órbitas uns dos outros, inclusive a órbita da Terra é influenciada por esses corpos, quando a Terra é sutilmente acelerada ou desacelerada por Júpiter, por exemplo.
Com o passar do tempo, esse suposto planeta que estaria atrás do Sol, ficaria mais adiante ou mais atrasado do que antes, e aos poucos seríamos capazes de avistá-lo. Eventualmente nossas órbitas se cruzariam, e esse encontro poderia resultar numa colisão, ou então, se tivéssemos sorte, os dois planetas poderiam ser expulsos para órbitas mais estáveis ao redor do Sol.
Dos 5 pontos de Lagrange, apenas dois são suficientemente estáveis, sendo
eles o L4 e o L5. Clique na imagem para ampliar
eles o L4 e o L5. Clique na imagem para ampliar
Existem alguns lugares que objetos podem compartilhar uma órbita estável, e esses lugares são conhecidos como Pontos de Lagrange, que são regiões onde a gravidade de dois objetos (no caso, do Sol e da Terra) criam um local estável para um terceiro objeto. Os pontos de Lagrange vão de L1 à L5, sendo que os pontos L4 e L5 são os mais estáveis.
Ou seja, um corpo pequeno em relação ao planeta poderia permanecer em um desses pontos por bilhões de anos. Júpiter, por exemplo, tem uma coleção de asteroides troianos, que se localizam principalmente em seus pontos de Lagrange L4 e L5. Neste momento você deve estar pensando: -"Mas e o ponto de Lagrange L1 e L3? Poderia haver algum planeta escondido por lá?".
Sim, poderia existir um planeta pequeno em comparação com a Terra nos pontos L1 e L3, mas não existem. Provavelmente existem alguns asteroides por lá, mas não existe nenhum planeta secreto. E você sabe o porquê disso?
Bem, se houvesse um planeta pequeno no ponto de Lagrange L1, ocasionalmente ele iria passar na frente do Sol, e as sondas que monitoram o clima espacial iriam detectá-lo. Por outro lado, se esse suporto planeta orbitasse o ponto L3, isso não seria possível, porém, ele iria de alguma forma gerar uma ressonância orbital com o Sol (movimento sutil da nossa estrela), e isso sim poderia ser detectado. Na verdade, a detecção de um corpo celeste não está presa somente a observações empíricas, mas pode também ser feita através de cálculos matemáticos, como foi o caso de Netuno e do então planeta Plutão. Ou seja, de alguma maneira, já teríamos detectado esse suposto planeta atrás do Sol.
Fonte: UniverseToday
Imagens: (capa-ilustração) / Wikimedia Commons
27/05/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Sensacional a explicação dos Pontos de lagrange. Parabéns! Nêstes, os da Terra, podem sim ostentar asteróides. E espero que todos eles fiquem quietinhos lá, comportadinh... o que é aquilo no céu???? AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.........BOFT!
ResponderExcluirPPFFF, planeta oculto..... conta outra!!
Sim, Hollywood já explorou este tema também lá em 1969 com o título "JOURNEY TO THE FAR SIDE OF THE SUN (AKA Doppelgänger ,Viagem ao Outro Lado do Sol)" A história remonta de um remake para um episódio do Twilight Zone chamado "Duplicate" de 1960. Cientistas descobrem um planeta gêmeo do outro lado do Sol e organizam uma expedição a fim de explorá-lo. Tal planeta e respectivos eventos que lá ocorrem são idênticos a Terra porem com um detalhe curioso, tudo está de modo reverso (refletido) como num espelho, direita é esquerda e esquerda é direita. No mesmo instante em que exploradores partem daqui para lá outra idêntica parte de lá para cá porém os desfechos não são idênticos. Pra quem curte filmes daquela época é interessante, mas longe se ser um clássico. As animações e efeitos são semelhantes aos da série de marionetes Thunderbirds da mesma época porém mais conhecidos.
ResponderExcluirCaso alguém queira assistir ao filme e não o encontrou posso indicar uma fonte.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirObrigado Luciano e Adônis por enriquecerem ainda mais o conteúdo do nosso site. porém, infelizmente não podemos deixar links para sites de download, por conta da nossa política. Obrigado por compreenderem, e nos desculpe por ter que retirar o link.
ExcluirUm grande abraço a todos, e obrigado pela participação. Sintam-se sempre bem vindos!
Luciano,
ExcluirAssisti este filme no cinema e, para a época e minha idade foi muito bom!
Depois disso procurei mas não sabia o nome. Com a sua dica consegui localizar no Popcorn Time.
Obrigado pela dica!
Abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVcs que não gozão não.. Porque ele existe já foi visto em vários lugares eu também não acreditava, so que ele apareceu em Florianópolis no dia 7 de maio 2016 sábado... Todos ficaram de boca aberta, muita gente fotografou.
ExcluirÉ mentira isso é se existisse uma sonda que está orbitando o sol já teria o planeta e fotografado o planeta e mandasse as informações pra nasa e a agência espacial já teria anunciado a descoberta
ExcluirEu acredito que existe, somente de Florianópolis que se vê
Excluiralguma sonda lançada já se virou pra trás, lá perto de saturno, e bateu uma foto?
ResponderExcluirSim, a Voyager fez isto! Armando, pesquise no Youtube por "Palido Ponto Azul" de Carl Sagan
ExcluirJourney To The Far Side Of The Sun (1969)
ResponderExcluirBeleza redação ... fica o nome do filme para quem souber buscar na net ....
ResponderExcluirAbcs!
Desinformação. Ridículo. Existe o planeta sin. Se chama Elenin P2011/ NO1. Procurem no site da Nasa. Ele é muito maior que Saturno. Há vários vídeos de pessoas que filmaram ele aqui no Brasil e também no mundo. Malditos sites que destorcem a informação.
ResponderExcluirLázaro, o objeto Elenin P/2011 NO1 é um cometa periódico, e não um planeta. Esse cometa tem um núcleo de aproximadamente 3 ou 4 km....
ExcluirEnquanto que o núcleo do nosso planetinha tem milhares de km
ExcluirBem, procurem hoje no Google Sky a constelação de Virgem e verão um quadrado escuro. Usando o Nasa SkyView nas mesmas coordenadas de Virgem, em Infrared, pode ver algo minimamente curioso, que não deveria estar lá. Outra coisa: O alinhamento de 23/09/2017 encaixa-se curiosamente perfeitamente (mesmo!) Na profecia Bíblica de Apocalipse/Revelação 12. Inclusive o tempo de 9 meses que Júpiter fica dentro do "ventre" da referida constelação. Hoje 28/07/2017 vi algo estranho próximo ao Sol, usando apenas filme de raio x e tirando a foto posteriormente com um celular. Aparentemente há um "pequeno" corpo celeste próximo ao sol. o horário aproximado foi às 10:30 da manhã. Continuemos curiosos e estudando :)
ExcluirEstude mais e melhor os conteúdos para, assim, dar opiniões concretas. do contrário, cai-se no ridículo.
ExcluirEu posso provar, como os planetas tem órbitas muito maiores e velocidades diferentes alguns deles estão do outro lado do sol. mas são os planetas conhecidos mesmo. ...Quero o Nobel.
ResponderExcluirMais é claro que não existe.
ResponderExcluirPlaneta do outro lado do Sol é? Kkkkk
Esse povo tem muita imaginação.
Se "nós" conseguimos visualizar exoplanetas a mais de 500 anos-luz de distância, não iríamos detectar um planeta do tamanho do nosso a cerca de 300.000.000km (em linha reta, Terra, Sol e o outro "planeta"
A gente ver cada coisa nesse Mundo. Rsrsrs
Héstia !! Planeta que está na mesma órbita da terra,porém opostamente;; o Papa vai anunciar essa descoberta brevemente(antes de 2018/2019). aguardem.
ResponderExcluirVai muito, desde quando o papa gosta de astronomia?, ate parece que a astronomia não vai contra a religião dele...... concerteza
Excluirso pra te atualizar um dos maiores observatórios nos EUA pertence a igreja católica pesquise
ExcluirHéstia !! Planeta que está na mesma órbita da terra,porém opostamente;; o Papa vai anunciar essa descoberta brevemente(antes de 2018/2019). aguardem.
ResponderExcluirComo sempre tem alguém que não respeita a opinião de ninguém e se acha detentor da verdade.Se o Elenin existe ou não logo vamos descobrir quem está certo ok?
ResponderExcluirIsso sim que é uma contra informação, acordem.
ResponderExcluirLens flare é quando o reflexo do sol cria uma trilha de bolinhas luminosas ou uma só bolinha luminosa.Aquela foto pode até ser o Lens flare, mas quando esta sendo filmado o que é mais correto e é aprova sem falhas; não tem como esconder, por que durante a filmagem o Lens se mexe mas o corpo celeste fica estático, assim confirma a presença de um ou mais corpos.
ResponderExcluirNão e bem assim cara, hoje mesmo eu coloquei a camera do meu celular e mais um filtro, realmente eu vi uma bolinha estatica ao lado do sol, eu movia a camera e ele continua la no mesmo lugar ai eu fiz o seguinte coloquei meu dedo na frente do sol e estantaneamente aquela bolinha sumiu, tudo mundo precisa fazer esse teste
ExcluirVcs não brincam não.. PORQUE É VERDADE, eu também ouvia falar que já tinham visto em outros países, mas não acreditava, achando que era montagem, até que os meus olhos viram os dois Sois, apareceram aqui em Florianópolis no dia 7 de maio, as 17h 30 m.. Todos fotografaram, filmaram. Gostava de por a foto que tirei aqui mas não estou conseguindo. Mas é só pesquisar.
ResponderExcluirBOA TARDE PESSOAL ! O ABICINTO , PLANETA X , NIBIRU ETC. ESTAR SE APROXIMANDO ACADA MÊS , tirem uma foto do sol pela manhã e ate o por do sol e vão poder ver ok . forte abraço e a paz esteja convosco amém
ExcluirCadê o nibiru que eu não
Excluirvi
se tivesse um planeta no L3 da terra, nos estariamos no L3 dele, e daria pra perceber
ResponderExcluirO Planeta oculto,, Pode ser o Planeta Plano em forma de Dicionário... hmmm
ResponderExcluirEntão como explicar a perturbação no sistema solar de rotação até inversa da lua causando um eclipse duplo no sol???
ResponderExcluirComo explicar o fenômeno ELENIN??
Há muito tempo procuro na internet sobre alguém que tenha visto um planeta ou algo semelhante junto ao sol durante o dia, e apenas encontei muita coisa sobe a lua, ou duas luas....etc...nada sobre o sol, até encontrar este artigo aqui.
ResponderExcluirTenho-me questionado muito sobre o que vi junto ao sol num dia com algumas nuvens.
Por volta das 5h da tarde vinha na autoestrada em direcção a casa com meu marido a conduzir (vivo em Setúbal, Portugal) e num certo momento , já na saída da auto-estrada perto de casa,olhei o céu , e do lado direito do sol (este meio encoberto pelas nuvens por isso dava para olhar sem encandear) vi o que me pareceu no momento ser a lua, (era igual quando cheia, grande, branca e bem visivel) do lado direito dele mas meio atrás e um pouco mais abaixo.Questionei-me sobre a lua estar junto ao sol, olhei no lado contrário ao sol, e aí vi a lua, bem no lado oposto ao sol e em quarto minguante. OLhei para lado onde estava o sol novamente e lá estava o planeta(?) junto ao sol, enorme.
Não entendi o que estava ali a ver, nem tenho explicação até hoje , mas de uma coisa tenho certeza, fosse o planeta ou não, algo ali estava naquele momento, porque foi bem real o que vi !
PS: Não acredito em teorias da conspiração,nem estou aqui a afirmar sobre qualquer conspiração existente, apenas relatei um facto que me tem intrigado bastante e gostaria de entender. Quem sabe alguém mais viu algo semelhante
Era mais fácil diser se tem ou nao
ResponderExcluirNem todo mundo ta interessado nos detalhes
Ex: não tem um planeta la, é mentira, a nasa confirmou!
Ex 2: tem sim um planeta la, a nasa confirmou!
Todo mundo clica na notícia, todi mundo le todos recebem a mensagem. Vcs ganham fama, todo mundo fica feliz 😄
Sim que está alí e existe, é um secreto das elites..
ResponderExcluirPois é! Fica a pergunta, existe o lado oculto da Lua que gira em sincronismo assim nunca vemos o outro lado! E se existir um planeta na qual sua órbita girasse em sincronismo exatamente igual a da Terra? Sempre ficaria oculto! PS, só para constar, na estrela de Antares tem um orbe retangular orbitando e é gigantesco, ninguém fala a respeito, vejam no Skympa.org
ResponderExcluirJá existe esse filme. É muito bom, inclusive.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=N8hEwMMDtFY