Uma missão de carga não tripulada da SpaceX explodiu no último dia 28 de junho, marcando o terceiro fracasso de um voo de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional.
A cápsula robótica Dragon decolou no topo de um foguete de duas fases Falcon 9, no dia 28 de junho às 14:21 UTC, a partir da estação de lançamentos no Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, porém algo deu (muito) errado cerca de 2 minutos após o lançamento do foguete, e uma grande explosão deu fim a missão, criando uma chuva de detritos no céu.
Segundo Elon Musk, CEO da empresa SpaceX, "houve uma subpressão no tanque superior de oxigênio líquido, e os dados sugerem que a causa não seja tão óbvia como parece". Análises mais profundas sobre as falhas ocorridas deverão em breve, se tudo der certo, dar uma luz sobre as causas desse grande acidente.
A empresa SpaceX tem um contrato de 1,6 bilhões de dólares com a NASA, para lançar pelo menos 12 missões não tripuladas com destino a Estação Espacial Internacional (ISS). Esse lançamento que deu errado foi o de número 7, sendo que os seis anteriores foram todos bem sucedidos.
Uma sucessão de erros e falhas inimagináveis veem atormentando os responsáveis de missões aeroespaciais. O foguete Antares da Orbital ATK explodiu logo após a decolagem em outubro de 2014; o cargueiro Progress 59 da Rússia caiu de volta na Terra em maio desse ano, gerando preocupações sobre a possível área de reentrada, uma vez que os controladores da missão perderam o controle do cargueiro; ainda no mês de maio de 2015, a Rússia de envolveu em outro acidente catastrófico com o lançamento do foguete Proton-M, que ocorreu no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, onde um satélite de comunicações mexicano foi destruído por conta da explosão.
Dessa vez, o grande desastre foi com a cápsula Dragon, que transportava quase 2 toneladas de alimentos, suprimentos e experimentos científicos, como instrumentos científicos e câmeras de alta resolução, projetadas para estudar os meteoros na atmosfera da Terra, e equipamentos que ajudariam os pesquisadores a entenderem melhor os micróbios presentes na ISS, e como estes organismos se adaptam ao longo do tempo.
Apesar da recente série de contratempos, a Estação Espacial Internacional permanece provisionada, disseram funcionários da NASA. "Nós temos suprimentos na ISS que durariam até outubro", disse o gerente de programa Mike Suffredini, durante uma conferência de imprensa. "E se a cápsula Dragon tivesse chegado na ISS, teríamos suprimentos para até o fim do ano", completou.
Imagem da NASA TV mostra o lançamento do foguete Falcon 9, que levaria a cápsula Dragon para a Estação Espacial Internacional. O foguete explodiu cerca de 2 minutos após esse lançamento.
Créditos: NASA TV Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar
Créditos: NASA TV Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar
A próxima missão de reabastecimento da ISS deverá acontecer no dia 3 de julho, quando o cargueiro Progress será lançado a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
A SpaceX era uma "carta na manga" dos Estados Unidos, que ainda dependem da Rússia para enviar suprimentos e tripulações com destino a ISS. Esse assunto tem gerado atrito entre os dois países, e a Rússia já ameaçou sua saída do grupo responsável pela ISS, deixando clara sua intenção de criar sua própria Estação Espacial. Um oficial russo chegou a fazer "pouco caso" dos Estados Unidos, quando postou em sua rede social dizendo que "os americanos deveriam enviar seus astronautas para a ISS de trampolim", referindo-se a dependência deles com a tecnologia dos russos.
A sucessão de falhas que tem ocorrido, obviamente coloca ainda mais lenha nessa grande fogueira de especulações, atritos e volatilidade no controle de missões espaciais.
Fonte: Space / NASA
Imagens: (capa-NASA TV / Edição: Galeria do Meteorito) / NASA / NASA TV
30/06/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Bem: Será que não foram afoitos e apressados demais? Existem engenheiros de inspeção. Leram seus relatórios? Vamos abrir cursos de Engenharia de Inspeção nos EUA. O segredo-cerne? Paciência tibetana.... nhame nhame nhame nhame... Astronauta de barriga vazia fica, sim em pé! Não há gravidade e ele não cai. Ewww
ResponderExcluir