Quanto mais nos aproximamos de Ceres, mais intrigante se torna o planeta anão. Novas imagens de Ceres, feita pela sonda Dawn da NASA, fornece pistas sobre suas misteriosas manchas brilhantes, e ainda revela algo estranho: um pico em forma de pirâmide que eleva-se sobre a paisagem relativamente plana do planeta anão.
Imagem feita pela sonda Dawn no dia 6 de junho de 2015 inclui montanha com forma piramidal na parte superior direita.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / UCLA
Créditos: NASA / JPL-Caltech / UCLA
Como se não bastassem os misteriosos pontos brilhantes em Ceres, imagens recentes divulgadas pela NASA mostram essa estranha montanha com declives acentuados, com formato piramidal, que se eleva em uma área relativamente plana da superfície do planeta anão.
A "Pirâmide de Ceres", como ficou conhecida, é uma estrutura realmente intrigante, e tem cerca de 5 quilômetros de altura, tamanho aproximado do Monte Kilimanjaro, que é pico mais alto do continente Africano.
Qual é a explicação pra essa bizarra pirâmide em Ceres?
A estrutura em forma de pirâmide já ganhou destaque em diversos sites de "teorias conspiratórias" e afins, mas claro, explicações plausíveis devem surgir com o tempo. Por enquanto, os cientistas dizem que trata-se apenas de uma montanha, e que o formato em forma de pirâmide pode muito bem ser um jogo de luz, ou fruto do fenômeno chamado pareidolia, que é quando vemos objetos e formas conhecidas em figuras aleatórias. A pareidolia acontece porque o nosso cérebro utiliza seu banco de dados de imagens o tempo todo, e compara tudo aquilo que observamos. Quando vemos uma figura com um formato que não faz muito sentido, logo o nosso cérebro utiliza seu banco de dados e atribui algo familiar para aquela imagem sem sentido.
Em breve, Dawn ficará ainda mais próxima de Ceres, e novas observações serão divulgadas, o que poderá nos dar novas pistas sobre a origem da bizarra montanha de forma piramidal.
Fonte: NASA / Dawn
Imagens: (capa-Dawn / NASA - Edição: Galeria do Meteorito) / NASA / JPL-Caltech / UCLA
25/06/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Bem que a Nasa deveria divulgar também umas imagens coloridas de suas missões. Essas câmeras monocromáticas embora permita melhor contraste, deixa tudo muito sem sal.
ResponderExcluirO problema é que imagens coloridas levam mais tempo para serem processadas, por isso o uso de câmeras monocromáticas. A ideia é deixar o tamanho não só das imagens, mas também de alguns dados coletados (como análises de espectroscopia, por exemplo) também pequenos.
ExcluirTens razão. Entendo que a questão é puramente técnica. Mas veja o exemplo das missões Voyager na década de 70, nessa época foram divulgadas imagens coloridas da missão e impressionou o mundo todo com a multiplicidade de cores que cada corpo celeste possuía.
ExcluirCertamente essa missão instigou muitos jovens a ter mais interesse pela astronomia. Porém, as fotos que têm sido feitas atualmente, parece tudo muito "igual" sob um olhar mais descuidado, e reparo isso quando mostro essas imagens para outras pessoas. Percebo um baixo interesse para essas fotos, porém quando mostro imagens feitas Voyager dos anos 70, a impressão que as pessoas tem é muito maior.
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluirbem isso. .. sem falar que a tecnologia que existe hj permite que o tamanho das transmissões de dados sejam menores para uma mesma imagem tirada décadas atrás. ..
Excluirmas e os grandes telescópios espaciais, não conseguem captar imagens da superfície de Ceres ou outros planetas? ? Além de que vêem n colorido. ..
ou não? ?
Os telescópios não conseguem por serem objetos muito longes e que refletem pouquíssima luz, ou seja, tem a magnitude muito baixa e a visibilidade deles é extremamente díficil
Excluire também entra em questão que ceres é cinza mesmo, então n tem muita diferença em ser colorida ou não
ExcluirÉ uma espinha.
ResponderExcluirNão adianta procurar. Se existir alguma coisa lá com certeza a Nasa vai ocultar.Ou vocês acham mesmo que O TIO SAM TÁ NEM AI PRAS OUTRAS NAÇÕES? A população mundial abra o lho não;
ResponderExcluirÉ claro que foram os faraós. Quem mais poderia ter feito isto? 😉
ResponderExcluir