Os cientistas integrantes da missão Dawn da NASA (para o planeta anão Ceres) lançaram um vídeo incrível, mostrando uma dramática aproximação feita pela nave sobre o mundo repleto de crateras, com suas misteriosas manchas brilhantes cuja origem e natureza ainda são desconhecidas: uma fascinante aproximação com Ceres!
No dia 3 de junho de 2015, a sonda Dawn alcançou com sucesso sua nova órbita a partir da qual os pesquisadores esperam recolher dados científicos inéditos, a fim de desvendar os segredos dos pontos brilhantes (que inclusive são mostrados no vídeo) e entender a natureza, origem e evolução de Ceres. O resultado disso foi a criação de um vídeo fascinante, mostrando Ceres com detalhes surpreendentes, dando à todos uma visão inédita de um planeta não!
"Dawn completou a manobra para alcançar sua segunda órbita de mapeamento. Desde 09 de maio, a sonda reduziu sua altitude orbital de 13.600 quilômetros para 4.400 km", informou Marc Rayman, engenheiro-chefe da missão e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
Nesse estágio, cada órbita em torno de Ceres dura cerca de 3 dias, e as fotos tiradas pela sonda são empilhadas e é criado uma espécie de timelapse. A maioria das fotos foram feitas durante o primeiro mapeamento, a uma altitude de 13.600 km, mas também foram inclusas imagens feitas a 5.100 km, de acordo com a NASA.
As imagens foram usadas para fornecer uma visão de vídeo tridimensional. A dimensão vertical é exagerado por um fator de dois na vídeo. "Nós usamos um modelo tridimensional que tínhamos produzido com base nas imagens adquiridas até agora", disse o membro da equipe da missão, Ralf Jaumann, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR).
"As imagens ficarão cada vez mais detalhadas com o decorrer da missão, já que a cada órbita, a sonda estará mais próxima do planeta anão".
Dawn é uma missão científica internacional gerida pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Os instrumentos científicos acoplados na sonda são dos Estados Unidos, Alemanha e Itália. A câmera de enquadramento foi fornecida pelo Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar, na Alemanha, e pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR).
Após completar sua segunda fase, a sonda Dawn irá disparar seus motores iônicos e chegará ainda mais perto de Ceres para uma missão que deve durar pelo menos até junho de 2016. Até lá, muitos segredos de Ceres devem ser revelados, ou pelo menos, é isso que todos esperam...
Fonte: NASA / UniverseToday / JPL-Caltech
Imagens: (capa-Dawn / JPL-Caltech) / NASA
09/06/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nossa olha tantas crateras, será que levou alguns (MILHARES) de impacto??? '-'
ResponderExcluirIncrivelmente fantastico.
Este vídeo é top, muito detalhado, dá pra ver claramente a Via Láctea ao fundo em sua exuberante beleza.
ResponderExcluirO fundo estrelado foi adicionado como plano de fundo
ExcluirTUDO PALA! COMPUTAÇÃO GRAFICA!
ResponderExcluirTambém percebi isso!E bem mal feito por sinal.
Excluirisso aí é mais falso que o apocalipse de 2012 o.o
ResponderExcluirJá vi Animações melhores no Universe Sandbox
ResponderExcluirComputacione total! Fundo também!
ResponderExcluirA diferença entre; Estar na 'zona de conforto' em orbita ao Sol, e... Não !
ResponderExcluir;)
Tantos planetas bem mais interessantes pra sobrevoar,escolheram justo o que não tem nada vê.
ResponderExcluir