Astrônomos relataram a descoberta de um exoplaneta rochoso que se encontra a apenas 21 anos-luz de distância da Terra, sendo o planeta rochoso mais próximo já encontrado fora do Sistema Solar.
O exoplaneta chamado HD 219134b é cerca de 4,5 vezes mais massivo que a Terra, o que o coloca na categoria de "Super Terra". HD 219134b encontra-se muito próximo de sua estrela, completando uma órbita em apenas 3 dias, de modo que sua superfície seja quente demais para abrigar vida como a conhecemos, segundo os pesquisadores.
Além disso, HD 219134b não está sozinho. Os astrônomos encontraram três outros planetas no mesmo sistema, sendo que um deles tem cerca de 2,7 vezes a massa da Terra, e orbita a estrela a cada 6,8 dias. Outro deles é um mundo parecido com Netuno, mas 9 vezes mais massivo do que a Terra, com uma órbita de 47 dias; o terceiro planeta é 62 vezes mais massivo que a Terra e leva 1.190 dias para completar uma volta em torno da estrela mãe.
A estrela hospedeira, por sua vez, é do tipo K, laranja, sendo ligeiramente mais fria e menor do que o Sol. O mais legal é que essa estrela é visível a olho nu em céus muito escuros. A estrela de 5ª magnitude pode ser observada na constelação de Cassiopeia, como mostra a imagem abaixo:
Estrela HD 219134, que hospeda o exoplaneta rochoso mais próximo,
pode ser vista a olho nu, na constelação de Cassiopeia.
Créditos: NASA / JPL-Caltech Clique na imagem para ampliar
"A maioria dos exoplanetas já descobertos estão a centenas de anos-luz. Mas esse sistema é praticamente um vizinho nosso", disse o co-autor do estudo Lars Buchhave, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.
Os astrônomos descobriram o sistema HD 219134 utilizando o instrumento HARPS-Norte, com o telescópio de 3,6 metros chamado Telescopio Nazionale Galileo, nas Ilhas Canárias, Espanha. O instrumento HARPS-Norte detecta planetas pelo método de "velocidade radial", basicamente à procura de pequenas oscilações no movimento das estrela, causadas pela força gravitacional dos planetas que a orbitam. Essa técnica permite que os pesquisadores determinem a massa de um planeta.
Observações adicionais feitas com o Telescópio Espacial Spitzer, da NASA, confirmaram o trânsito do planeta extrassolar HD 219134b, quando ele cruzou a face de sua estrela hospedeira a partir da perspectiva da Terra. Essa medição do Spitzer permitiu calcular o tamanho do planeta.
Ilustração artística do exoplaneta HD 219134b, o planeta extrassolar rochoso mais próximo já encontrado.
Créditos: NASA / JPL-Caltech Clique na imagem para ampliar
Créditos: NASA / JPL-Caltech Clique na imagem para ampliar
Com o tamanho e a massa conhecida, os pesquisadores calcularam que o exoplaneta HD 219134b tem uma densidade de cerca de 6 gramas por centímetro cúbico, o que revela um planeta rochoso. Os outros planetas desse sistema não foram observados em trânsito, de modo que seus tamanhhos e densidades não puderam ser determinados até o momento.
"Este exoplaneta será um dos mais estudados nas próximas décadas", disse o cientistas do projeto Spitzer, Michael Werner, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Além disso, os cientistas disseram que o planeta extrassolar HD 219134b será um grande alvo para o Telescópio Espacial James Webb da NASA, que será lançado em 2018.
"Tanto o Telescópio Espacial James Webb quanto outros futuros grandes telescópios terrestres deverão examinar esse mundo em detalhes", comentou o autor do estudo Ati Motalebi, do Observatório de Genebra, na Suíça.
Existem planetas extrassolares ainda mais próximos
Apesar de ser o exoplaneta rochoso mais próximo da Terra, HD 219134b não é o exoplaneta mais próximo de todos. Um planeta de composição desconhecida, chamado GJ674b, encontra-se a cerca de 14,8 anos-luz de distância, segundo a NASA.
Em 2012, uma equipe de astrônomos anunciou a descoberta de um planeta rochoso no sistema estelar de Alpha Centauri, que fica a apenas 4,3 anos-luz da Terra. No entanto, este suposto achado continua a ser alvo de debates, e o mistério ainda não foi solucionado.
Os astrônomos também encontraram evidências de cinco planetas, sendo que alguns deles poderiam ser rochosos, orbitando a estrela Tau Ceti, a 11,9 anos-luz de distância, mas também não foram confirmados até o momento.
Fonte: Astronomy & Astrophysics / NASA
Imagens: (capa-ilustração/NASA/JPL-Caltech) / NASA / DSS / JPL-Caltech
31/07/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirReportagem LINDA! Parabéns a todos do site! Espero que haja descobertas ainda mais próximas de nós e que a humanidade SUBSTITUA fake religions, deus-mentira, armas e desirmandade por mais pesquisas tecnológicas e científicas relevantes. Se TODOS unissem as mãos, parassem de lutar por mentiras fantasiosas e sem sentido, poderíamos descobrir a técnica de buracos de minhoca de einstein-hawking, enviar uma sonda espacial nele e... BEM VINDOS AOS NOVOS MUNDOS!!!!!! Uma perguntinha: Onde vocês conseguem estas imagens de concepção artística tão perfeitas e lindas? Eu queria ter acesso a algumas ou aprender a criar as minhas. Abração. Que descubra-se mais planetas extrassolares!
ResponderExcluirDesculpe pela demora fora do ar! Bom, a maioria dessas imagens são disponibilizadas nas próprias matérias que usamos como base, geralmente NASA, ESA, ESO, etc... algumas outras nos fazemos. Um grande abraço!
ExcluirAha, acabo de olhar pela janela e localizar(com dificuldade) essa estrela e me pergunto do porquê que os cientistas não começaram a procurar pelas estrelas mais próximas isso.. mas a resposta vem quase que automática: por que TODOS esperam achar algo de diferente nos confins estelares, algo além do limite observável do nosso campo de visão(no caso, a Terra).
ResponderExcluirGostei muito de ter lido essa matéria, parabéns a equipe 'Galeria do Meteorito' por nos informar tal descoberta!
Muito obrigado Andrei! Que legal que você conseguiu encontrar essa estrela, isso é fantástico! Parabéns! Muito obrigado mais uma vez. Um grande abraço!
ExcluirEstá a "um pulo" daqui. Uma pena que só pode ficar no campo da observação visual.
ResponderExcluiros meus colhões é que estão a um pulo daqui ò elias
Excluirsuper terra os meus colhões pah!
ResponderExcluirsó isso 21 anos luz ??. vamos fazer um calculo mediano,= 1 anos luz= 9,4 trilhões de anos na velocidade de 299792458 m/s em 365 dias(um ano)! 21x9,4 = apenas 197,4 trilhões de anos de distancia ...
ResponderExcluir1 video antes de passar na minha janela. Meu irmão filmo na rua do lado da minha casa
ResponderExcluirhttps://m.youtube.com/watch?v=Yj4IZ0Nq6VA
2 video passou na minha janela e filmei.
Obs: Passo muito rápido. Bem mais rápido. Que um jato. Pois já passou alguns jato em cima da minha casa, e passa avião todo hora. Pois é rota deles.
https://m.youtube.com/watch?v=3JJ0QILYMMo
Meu amigo filmou estava de carro. Acredito que estava em itaquera. Tenho que pergunta. Pois viu a mesma hora.
https://m.youtube.com/watch?v=7OtfuJ4q-1A
Bola de fogo não é um avião certeza vi com os meu próprios olhos.
ResponderExcluir