Nessa segunda-feira, dia 07 de dezembro, o cometa Catalina (C/2013 US10 Catalina) poderá ser visto a olho nu no céu, ao emergir de sua estreita passagem ao redor do Sol, e claro, você não vai perder essa magnífica visão, mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade!
Pra isso, teremos mais uma transmissão ao vivo aqui em nosso site, uma cortesia do Observatório Slooh, parceiro do site Galeria do Meteorito. Junte-se a nós e observe um belíssimo evento astronômico ao vivo!
O cometa Catalina fez sua maior aproximação com o Sol no dia 15 de novembro, e agora, após 3 semanas, ele está de volta em seu caminho rumo aos confins do Sistema Solar. A medida que os dias passam, o cometa Catalina vai subir mais alto acima do horizonte nas primeiras horas antes do amanhecer, e é esperado para se tornar visível a olho nu: uma rara oportunidade para aqueles que nunca viram um cometa no céu!
E como se não bastasse, mesmo que o tempo esteja nublado, e que não seja possível observar o cometa, você poderá acompanhar tudo ao vivo, aqui em nosso site, através de imagens em tempo real feitas com grandes telescópios espalhados por vários continentes!
Transmissão ao vivo do cometa Catalina (C/2013 US10 Catalina) - reprise
A transmissão com imagens em tempo real do famoso cometa Catalina teve início no dia 07 de dezembro, às 13h00 pelo horário de verão brasileiro. A reprise já está disponível logo abaixo. Para não perder outros grandes espetáculos astronômicos, confirme presença em nossos eventos, assim você recebe um alerta antes de seu início!
A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) do astrônomo Bob Berman e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.
Como observar o cometa Catalina (C/2013 US10) no céu?
Apos seu periélio (máxima aproximação com Sol), o cometa Catalina pode ser visível a olho nu, especialmente nos dias 07 e 08 de dezembro. Nesses dias, ele se encontrará logo antes do amanhecer, próximo do horizonte leste na constelação de Virgem, como mostra na imagem abaixo:
Localização do cometa C/2013 US10 Catalina um pouco antes do nascer do Sol,
por volta das 05h30 horário local dos dias 07 (esquerda) e 08 (direita) de dezembro de 2015. Créditos: STELLARIUM / Richard Cardial
por volta das 05h30 horário local dos dias 07 (esquerda) e 08 (direita) de dezembro de 2015. Créditos: STELLARIUM / Richard Cardial
Veja que ele estará muito próximo da Lua e do planeta Vênus. Mais acima no firmamento, estarão ainda Marte e Júpiter.
- Os 7 maiores encontros com cometas na história da exploração espacial
- Buraco negro devorando uma estrela é visto pela primeira vez!
Para aqueles que gostariam de observar o cometa Catalina através de telescópios, consulte nossa matéria especial com cartas celestes precisas informando sua posição exata no firmamento.
O cometa Catalina não é um cometa periódico, ou seja, ele não deve passar por aqui novamente. Segundo os especialistas, o cometa Catalina deve deixar a região planetária por volta de 2050, quando será ejetado do Sistema Solar, e talvez, com sorte, retorne dentro de alguns milhões de anos...
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / STELLARIUM / Richard Cardial
06/12/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nao vai dar para ver durante a noite?
ResponderExcluirQual é a magnitude ??
ResponderExcluirCreio eu que, a magnitude é 4.78, e a magnitude absoluta: 4.40.
Excluirnao da p ver coisa nenhuma a olha nu so mentira
ResponderExcluir