Apesar de Plutão ser uma memória distante para a missão New Horizons da NASA, isso não significa que sua viagem de descobertas chegou ao fim.
Como podemos ver nessa animação, criada a partir de 4 observações feitas pela nave espacial, um misterioso objeto pode ser visto passando na frente de estrelas distantes. Este é um objeto do Cinturão de Kuiper, ou KBO, e segundo a NASA, é o mais próximo que já chegamos de um objeto dessa região externa do nosso Sistema Solar.
Imagens da New Horizons feitas em 2 de novembro de 2015 mostram o objeto 1994 JR1, com a visão mais próxima de um objeto do Cinturão de Kuiper. Créditos: NASA / JHUAPL / SwRI |
- Conheça os 9 itens secretos da sonda de Plutão
- Buraco negro é visto devorando uma estrela pela primeira vez
Em 2 de novembro, os operadores da missão manobraram a sonda para ir em direção de 1994 JR1, um objeto de 150 quilômetros de largura. Embora 1994 JR1 orbite o Sol a uma distância de 5,3 bilhões de quilômetros, a New Horizons estava a apenas 280 milhões de quilômetros de distância quando fez a observação desse misterioso objeto do Cinturão de Kuiper.
Espera-se que a missão New Horizons consiga arrecadar fundos suficientes para estender sua jornada além de Plutão, e assim, realizar mais observações dos distantes KBOs.
Após realizar uma manobra recente, a sonda New Horizons está agora em curso para encontrar o objeto do Cinturão de Kuiper recém-descoberto 2014 MU69, em 1º de janeiro de 2019. Portanto, se tudo der certo, a espaçonave fará um segundo voo rasante em um objeto distante do Sistema Solar exterior, dentro do Cinturão de Kuiper, algo inédito na exploração espacial.
Fonte: New Horizons
Imagens: (capa-animação:NASA / JHUAPL / SwRI - Edição: Richard Cardial / Galeria do Meteorito) NASA / JHUAPL / SwRI
07/12/15
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Não entendi. Este "objeto misterioso" é o que? Um núcleo de cometa mais quieto que celular de mulher feia ou um dos alvos da sonda, antes de atingir o 2014MU69?? Quando se fala em objeto misterioso sempre gera um disparate: OVNI? ET? Ihh... esclareçam melhor. E o que há de tão especial neste 2014 MU 69? Vida? Matéria orgânica? Bandeirinha dos EUA tremulando de frio? Não ficou claro...
ResponderExcluirDada a lentidão da órbita em que se movem Plutão e outros astros mais para além, a velocidade desse "objeto" em tão curto espaço de tempo faz suspeitar que seja algo artificial.
ResponderExcluirAposto que se aproximar bem aparece o Sérgio Mallandro.
ResponderExcluirPra mim nao é nada mais do que um meteoro.
ResponderExcluirSe a distância até o centurião de kuiprr passa os 5bi... Será que um dia alguma máquina chegará na nuvem de oos sendo manobrada e mandando fotos por equipes da terra?
Devem ser alguma meteoro.
ExcluirPra mim nao é nada mais do que um meteoro.
ResponderExcluirSe a distância até o centurião de kuiprr passa os 5bi... Será que um dia alguma máquina chegará na nuvem de oos sendo manobrada e mandando fotos por equipes da terra?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito grande esse objeto e rápido também.
ResponderExcluirdeve ser a nave imperial de darth vader.ou a estrela da morte
ResponderExcluirEu sou apaixonado por astronomia e sonho com o dia em que possamos fazer viagens mais rápidas.A New Horizons só chegará lá em 2019 é muito tempo e podem ter certeza que a galáxia está recheada de surpresas para nós, pena que a maioria não verá isso.
ResponderExcluirSemáforo espacial quer dizer que quando fabricarem outra nave o objecto pode não estar lá mais.
ResponderExcluir